Curitiba espera vacinar contra a Covid-19 o total de 164.821 crianças entre 5 e 11 anos.
Curitiba espera vacinar contra a Covid-19 o total de 164.821 crianças entre 5 e 11 anos.| Foto: Ricardo Marajá / SMCS

A vacinação de crianças contra a Covid-19 em Curitiba estará suspensa nesta sexta-feira (28). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a interrupção no processo de imunização é necessária para que a pasta reorganize o fluxo de aplicação das doses. A vacinação volta ao normal na segunda-feira (31), com a convocação das crianças nascidas entre 1º de janeiro e 30 de junho em 2014.

A alteração é porque cerca de 4,4 mil crianças que não faziam parte do público previsto foram levadas por pais ou responsáveis às 10 unidades exclusivas para aplicação da vacina infantil nos últimos dois dias. Esse público faz parte da repescagem, ou seja, crianças que já deveriam ter sido vacinadas.

Por isso, informou a secretaria, será necessário reorganizar o calendário de imunização para as crianças com idades entre 5 e 11 anos na cidade. “Esse aumento da demanda de pessoas não programadas para receber a vacina dificulta o trabalho e planejamento das equipes, por isso optamos em mudar a estratégia da vacinação”, explicou a Secretária Municipal da Saúde, Márcia Huçulak.