Banco de leite materno do Hospital Evangélico Mackenzie precisa de doações.
Banco de leite materno do Hospital Evangélico Mackenzie precisa de doações.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/Arquivo

O Hospital Evangélico Mackenzie de Curitiba precisa com urgência de doação de leite materno para 40 bebês que estão na UTI. De dezembro para janeiro, a maternidade teve queda de 23% das doadoras e o volume de leite caiu 28%. Entretanto, a quantidade de bebês que precisou de leite materno aumentou 27%. O hospital lembra ainda que ao longo da pandemia a doação vem caindo mês a mês, o que reforça a necessidade de solidariedade das mães.

Sem estoque, a alimentação dos bebês precisa ser complementada com fórmulas artificiais. Isso faz com que a recuperação dos recém-nascidos seja mais lenta. “Com leite artificial, os bebês ficam mais dias na UTI, pois as fórmulas não têm todos os nutrientes encontrados no leite materno”, explica Rosane da Silva, enfermeira responsável pelo Banco de Leite do Evangélico Mackenzie. Para doar, basta ligar no número (41) 3240–5117. Uma equipe do hospital vai até a casa da doadora para entregar os materiais e frascos e orientar a coleta. Na semana seguinte, a equipe retorna para buscar o leite coletado.