Pintores pintam a fachada da Igreja do Rosário
Igreja do Rosário passa por pintura e recebe resina antipichação| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Importantes marcos históricos da cidade, as centenárias igrejas do Rosário e da Ordem, no Largo da Ordem, em Curitiba, estão de cara nova. A prefeitura da capital retomou os trabalhos de pintura nos templos na noite desta terça-feira (23), em um serviço que precisou de pintores descendo de rapel.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

As pinturas, com resina antipichação, continuam ao longo desta quarta (24) nas duas igrejas e também nos imóveis na Rua São Francisco e Praça Garibaldi (em frente à Igreja do Rosário) e no prédio histórico que fica na esquina entre as ruas São Francisco e Riachuelo.

A Igreja do Rosário vinha sendo alvo constante de pichadores. O templo foi erguido em 1846 por escravos alforriados e era usado apenas por escravos, como marca da segregação escravagista da época.

Os trabalhos em andamento mantêm as cores atuais, azulada no templo do Rosário e branco com cinza na Igreja da Ordem.

Rosto da cidade

O serviço integra o programa da prefeitura Rosto da Cidade, voltado para a limpeza, pintura e proteção de imóveis públicos e particulares no Centro Histórico. Mais de 30 imóveis já foram restaurados pela prefeitura, entre eles e o Memorial de Curitiba, a Cinemateca e a União Paranaense dos Estudantes.

Recentemente foi concluída a Casa Muzzillo, que abriga o Instituto Voluntariado e Cidadania e, em breve, deve ser iniciada a pintura da capela Santa Maria.