Julho foi mais quente que o normal em Curitiba? Não foi só impressão
| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

Julho teve média de temperatura máxima de 21,1°C em Curitiba. Pode até não parecer muito, mas segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa foi a segunda maior temperatura registrada nesse mês mais frio do inverno nos últimos 10 anos na capital paranaense. Julho de 2019 só perdeu para o de 2018, que marcou 22,5°C de média.

NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias

A temperatura elevada em pleno inverno sofre influência do El Niño, fenômeno que eleva as temperaturas do Oceano Pacífico e altera a dinâmica meteorológica em toda a região Sul do Brasil.

“Com esse fenômeno, as ondas de frio se deslocam com maior frequência e quando chegam, logo vão embora”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

Isso explica a rápida passagem dos dias de frio em Curitiba no início do mês de julho. À época, Curitiba registrou temperaturas negativas, mas, em pouco tempo, elas subiram.

Para o meteorologista, não foi apenas o El Niño que influenciou o aquecimento do mês passado. “Períodos de tempo seco, recorrentes de sistemas que acontecem no oceano, também favorece para a elevação da temperatura”, explica Kneib.