Policiais militares usam helicóptero para resgatar mulher que despencou do Salto dos Macacos, em Morretes.
Policiais militares usam helicóptero para resgatar mulher que despencou do Salto dos Macacos, em Morretes.| Foto: Divulgação/PM-PR

Uma mulher de 34 anos caiu de uma altura aproximada de dois metros na cachoeira Salto dos Macacos, que fica em Morretes, no Litoral do Paraná. Segundo testemunhas, ela escorreu nas pedras e bateu a cabeça. O socorro foi chamado e quem prestou o atendimento médico foram os resgatistas do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

O batalhão foi acionado pelo 8º Grupamento de Bombeiros para prestar apoio ao resgate devido ao local ser de difícil acesso por terra. De helicóptero, a aproximação seria mais rápida e eficiente. Ao chegarem ao terreno, foram lançados um Operador Aerotático (OAT) e uma médica integrante da equipe.

A vítima teve náuseas, tonturas e outros ferimentos. Após receber os primeiros atendimentos a mulher foi retirada do local a técnica chamada McGuire, quando a vítima é imobilizada numa maca, que é içada do local para outro espaço mais seguro.

Em seguida, novamente em solo, a mulher foi levada para o Hospital Regional de Paranaguá. Nos primeiros 30 dias desta temporada (de 21 de dezembro a 20 de janeiro), 33 pessoas foram salvas por meio de operações aéreas.