A maior cobra apreendida pela Polícia Civil em Colombo tinha 4 m.
A maior cobra apreendida pela Polícia Civil em Colombo tinha 4 m.| Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil apreendeu na manhã desta segunda-feira (26) cinco cobras e três aranhas que estavam dentro de uma casa no bairro São Miguel, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Um homem de 21 anos foi preso suspeito de manter os animais silvestres em cativeiro. A apreensão foi feita após uma denúncia anônima.

Das cobras, duas eram pítons, tendo a maior 4 m de comprimento. As outras duas são da espécie Corallus Batesi, popularmente chamada de cobra-papagaio, e uma Corallus Hortulanus, que é conhecida com suaçuboia. Ambos os répteis não são venenosos, mas podem matar por sufocamento. As três aranham eram tarântulas.

O suspeito alegou que os animais eram de estimação, porém não possuía os documentos necessários para ter os bichos. “São animais silvestres, é necessário ter documentos do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] e do IAP [Instituo Ambiental do Paraná]”, ressalta o delegado Matheus Laiola da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Os animais foram encaminhados à prefeitura de Curitiba, que os alojou no serpentário do Passeio Público.