Polícia Civil escalou 150 policiais para a operação do golpe da seguradora.
Polícia Civil escalou 150 policiais para a operação do golpe da seguradora.| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Operação da Polícia Civil em Curitiba e região metropolitana nesta quinta-feira (15) mira empresas de seguros que aplicam golpes em idosos. Estão sendo cumpridos 150 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de lucrarem cerca de R$ 30 milhões de forma fraudulenta. Além da capital, a operação acontece em São José dos Pinhais, Pinhais, Bocaiuva do Sul, Itaperuçu, Araucária e Fazenda Rio Grande.

São 29 pessoas ligadas a seguradoras sendo investigadas. Esse grupo entrava em contato por telefone com as vítimas. Eles se identificavam como representantes de bancos e da Paraná Previdência – órgão do governo que faz o pagamento de aposentadoria dos servidores do estado. Alegando necessidade de atualização cadastral, os golpistas tinham acesso a todos os dados das vítimas.

A partir de então, os golpistas iam aos endereços dos idosos e os induziam a assinar documentos. Passados alguns meses, os idosos percebiam descontos automáticos indevidos nas aposentadorias. Há suspeita de vítimas em outros estados. Com a operação, a Polícia Civil espera que mais vítimas procurem as delegacias.