Rafael Greca
Rafael Greca| Foto: Gerson Klaina

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), teve uma indisposição na manhã desta terça-feira (20) e foi levado ao Hospital Nossa Senhora das Graças para realização de exames. Por volta das 17 horas, a prefeitura divulgou uma nota informando que os médicos diagnosticaram um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI): "O prefeito está internado para observação, sem ter apresentado comprometimento cognitivo ou motor. De acordo com os médicos, Greca encontra-se clinicamente alerta, em bom estado geral, com sinais vitais estáveis, participativo e dialogando".

Também em nota, o Hospital Nossa Senhora das Graças informou que Greca será mantido em observação "sob cuidados intensivos durante as primeiras 24-48 horas".

A isquemia cerebral, ou Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), também conhecido por derrame, é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro por conta da obstrução de uma artéria, informa material disponibilizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein. O AVCI pode deixar sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisias em partes do corpo e problemas de visão, memória e fala.