Energia elétrica e passagens aéreas pesaram no indicador da capital e região, segundo IBGE
Energia elétrica e passagens aéreas pesaram no indicador da capital e região, segundo IBGE| Foto: Daniel Castellano/SMCS

A Região Metropolitana de Curitiba apresentou a maior variação no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de julho, divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta de 1,19% sobre junho na RMC foi impactada pelas variações da energia elétrica (9,41%) e das passagens aéreas (39,92%), destacou o IBGE. O IPCA-15 médio nas 11 regiões brasileiras pesquisadas foi de 0,72% em julho.

No acumulado do ano, a região de Curitiba teve a segunda maior variação, com 6,23%, atrás apenas da Região Metropolitana de Fortaleza, onde o índice foi de 6,30% - o indicador nacional ficou em 4,88%. O IPCA-15 refere-se às famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.