Pessoa sendo vacinada
As 110 unidades de saúde de Curitiba oferecem vacina contra o sarampo| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Adolescentes e adultos não vacinados contra o sarampo ou que não sabem se foram prevenidos contra a doença devem procurar uma das 110 unidades básicas de saúde de Curitiba para se imunizar. O alerta foi dado nesta quinta-feira (25) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) diante do surto de sarampo que acomete o estado vizinho de São Paulo.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

A pasta informou ainda que, diante do cenário, reforçou a vigilância epidemiológica e o monitoramento em relação à doença junto aos profissionais de saúde, seguindo a conduta adotada pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná no começo da semana.

São Paulo já tem 384 casos confirmados - 91 apenas na semana passada. Até o momento, não há registros da doença no Paraná e em Curitiba, mas a SMS ressalta a importância da imunização por prevenção.

Quem deve procurar um posto

O alerta é direcionado principalmente aos adolescentes e adultos, uma vez que as crianças têm um índice de cobertura da vacina no município superior a 98%.

Nascidos antes de 2006 e que tomaram a vacina também devem buscar um posto de saúde porque, até aquele ano, o calendário nacional de vacinação previa apenas uma dose de imunização contra a doença, sem dose de reforço, ao contrário do que é estipulado hoje.

O esquema vacinal vigente para a doença prevê duas doses de vacina com o componente sarampo, sendo uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses de idade, e uma dose da vacina tetra viral aos 15 meses de idade (que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

“Quem já tomou duas doses da vacina em algum momento da vida está imunizado”, afirma o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira.

A vacina não é indicada para crianças menores de 6 meses, gestantes, pacientes imunodeprimidos ou com reação alérgica grave (anafilaxia), após dose prévia ou após contato com as substâncias que compõem a vacina.