• Carregando...
Pontifica Universidade Católica do Paraná , PUC ,  oferece terapia com cães para estudantes.
Pontifica Universidade Católica do Paraná , PUC , oferece terapia com cães para estudantes.| Foto: Gazeta do Povo

O estresse da vida acadêmica virou assunto para cachorro. Quem está ajudando a diminuir a ansiedade dos alunos da Pontifícia Universidade Católica Paraná (PUCPR) em Curitiba são os cães terapêuticos do projeto Focinhos, que trabalha para diminuir o número de animais abandonados em Curitiba e região metropolitana.

Pelos blocos da universidade, os acadêmicos encontram cães terapeutas durante o intervalo das aulas e interagem com o animal, aliviando a tensão da rotina. Durante as visitas, os estudantes ficam livres para interagirem com os cachorros que estão acompanhados de seus tutores. O projeto do Serviço de Apoio Psicopedagógico (Seap) da PUCPR promove o encontro em algumas datas agendadas ao longo do semestre.

Não é necessário fazer inscrição, já que os animais ficam no térreo de cada bloco e em frente à biblioteca da universidade em datas específicas ao longo do semestre. “Escolhemos datas em que os estudantes estão sob muita tensão, como o início das aulas, semana de provas ou trabalhos”, esclarece a psicopedagoga da SEAP,  Ana Lucia Lacerda Michelotto.

Esses encontros estão se mostrando tão eficazes que o professor do curso de Psicologia e coordenador da Seap, Saulo Geber, nota a diferença na sala de aula. “Vi meus alunos agradecerem e falarem que o Focinhos mudou o dia deles”, relata.

Para os alunos, essa atividade também é positiva. “Às vezes a aula não foi legal, então, ver os animais e fazer carinho neles ajuda a quebrar a rotina. Sem contar que nesses momentos você conhece outros alunos que estão ali vendo o animal também”, conta a aluna do 3° ano do curso de licenciatura em História da PUCPR, Paula Purim Manfredini, de 20 anos.

  • Pontifica Universidade Católica do Paraná , PUC , oferece terapia com cães para estudantes.
  • Pontifica Universidade Católica do Paraná , PUC , oferece terapia com cães para estudantes.
  • Pontifica Universidade Católica do Paraná , PUC , oferece terapia com cães para estudantes.
  • Os alunos podem interagir com os cães e aliviarem a tensão da rotina.

Focinhos

O projeto Focinhos, além de contar com os cachorros de tutores da própria universidade, também recebe apoio do projeto Amigo Bicho e Instituto Cão Companheiro. O Amigo Bicho é uma ONG que faz visitas em hospitais e clínicas com cães terapêuticos há 14 anos. Em parceria com a PUCPR, a ong incorporou ao seu calendário visitas na universidade. Já o Cão Companheiro é um instituto que dá cursos para cães de assistência e apoia o Focinhos fazendo a avaliação de novos animais no projeto.

Ao todo, a iniciativa conta com a assistência de 40 cães. No entanto, durante as visitas, não são todos os animais que vão. Em média, por encontro, há cinco cães participantes.

No segundo semestre de 2019, o projeto Focinhos estará na PUCPR nas seguintes datas:

  • 15/10, 16/10 e 18/10 - das 9h às 10h e das 18h às 19h nos térreos dos blocos da universidade;
  • 28/10 - das 9h às 11h e das 18h às 20h em frente à biblioteca; 
  • 11/11, 12/11, 13/11 e 14/11 - das 9h às 10h e das 18h às 19h nos térreos dos blocos da universidade; 
  • 25/11 - das 9h às 11h  e das 18h às 20h em frente à biblioteca.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]