• Carregando...
Cachorro dentro de um carrinho de supermercado
Cães de raça têm alta busca para adoção.| Foto: Divulgação

Em apenas um dia, os 72 cachorros resgatados pela Polícia Civil foram procurados por 8 mil pessoas interessadas em adotar. A Casa do Produtor e o Instituto Fica Comigo, responsáveis pelos cuidados e adoção desses animais, e de muitos outros resgatados ao longo do ano, viram o número de postulantes a adotantes crescer como nunca. No entanto, o interesse é somente pelos animais de raça, já que os outros, os sem raça definida (SRD), chamados popularmente de vira-latas, chegam a passar muitos anos - às vezes a vida toda - à espera de um lar e nem sempre conseguem.

NOTÍCIAS SOBRE CURITIBA: faça parte do nosso novo canal para receber mais matérias

Segundo a presidente do Instituto Fica Comigo, Carla Vick, essa procura é uma novidade, especialmente porque há até pessoas de São Paulo, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul com interesse nos cachorros de raça. “Para nós foi um grande susto tantas pessoas procurarem por esses cachorros de raça resgatados, isso nunca aconteceu”, relata.

E, para aproveitar o número grande de interessados, a Casa do Produtor está tentando reverter a adoção também para cães sem raça definida. Durante os atendimentos telefônicos, que congestionaram as linhas do local, a equipe também informa que há cães que não são de raça disponíveis para adoção. A resposta, no entanto, não é positiva. “Vários, infelizmente, só querem adotar se for um cão de raça. Eu acredito que adoção é um ato de amor e amor não tem cara, cor e nem pelagem”, relata a diretora.

Para a presidente do Instituto Fica Comigo, essa resposta negativa faz com que os outros cães que esperam muitos anos pela adoção. “Existem vira-latas que chegam a morrer conosco esperando adoção e as pessoas só querem animais de raça”, relata Carla.

E, além dessa prioridade, os interessados em adotar desejam filhotes, segundo a presidente. "Eles acham que por ser filhote vai ser melhor de adestrar. Cães adultos já sabem onde urinar, obedecem e não vão destruir sua casa", explica.

Como adotar

Para quem deseja adotar os cães sem raça definida resgatados pelo Instituto Fica Comigo durante o ano todo, há três locais com feiras de adoção semanais. São eles: Casa do Produtor aos sábados e domingos, das 11h às 17h, na Rua Engenheiro Rebouças, 1814, no Rebouças; Cobasi - Linha Verde aos sábados e domingos, na Av. Salgado Filho, 580, no Prado Velho; e Rei dos Animais somente aos sábados, na Rua XV de Novembro, 3188, no Alto da XV.

Para a adoção, é necessário levar os documentos RG, CPF e comprovante de residência. A única exigência é de que o novo tutor tenha condições físicas e emocionais para adotar um cachorro.

“Nós resgatamos esses animais em situações horríveis então cuidamos para que eles não voltem para o mesmo estado de que os encontramos. Eles saem de nossas mãos para outras melhores”, destaca Carla.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]