• Carregando...
 | BRUNNO COVELLO/Gazeta do Povo
| Foto: BRUNNO COVELLO/Gazeta do Povo

Apesar do calor chegar com tudo na manhã desta sexta-feira (2) em Curitiba, os termômetros devem baixar um pouco com o decorrer da tarde. A mudança acontece por causa de fortes tempestades, que aparecem justamente por causa da umidade e das altas temperaturas. Mesmo isoladas, as chuvas têm a possibilidade de ter trovoadas na capital até o fim da noite. Com esse cenário, a variação térmica fica entre 17ºC e 27ºC, de acordo com o Instituto Simepar.

“Será um dia com um tempo muito parecido com o de quinta-feira em Curitiba, com as chuvas se intensificando um pouco devido à umidade do oceano”, explica o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar. Em ambos os dias, há muita formação de pancadas por causa do calor. Isso porque o aquecimento diurno esquenta a superfície, fazendo o ar quente subir e formando nuvens carregadas. As chuvas, porém, devem ser mais intensas nas proximidades da Serra do Mar.

- Leia também - Ruas de 17 bairros de Curitiba vão ficar sem luz durante o fim de semana; veja quais

No Litoral, o dia é similar ao da capital: começa com algumas nuvens no céu, intercaladas por momentos de céu aberto, mas após o almoço são esperadas pancadas isoladas com a presença de raios. Em Paranaguá, Pontal do Paraná e Matinhos, a máxima chega aos 31ºC. A temperatura mínima nessas cidades, enquanto isso, será de 22ºC.

- Veja mais - Curitiba tem 1300 veículos abandonados nas ruas; prefeitura promete recolhê-los

Mesmo com as chuvas, a sensação não deve ser de frio nem tampouco de um dia mais ameno. O calor se mantém por causa do vento, que vem de nordeste. “Esse é um vento mais quente, que aparece com velocidade fraca ou moderada, de no máximo 21 km/h”, explica o meteorologista.

A tendência é que essas condições do tempo se mantenham também para o fim de semana, tanto em Curitiba quanto nas praias. Apenas no domingo (4) é que quantidade de chuva aumenta um pouco. De acordo com Mendes, uma mudança mais significativa chega só na terça-feira (6), com o deslocamento de uma frente fria que pode baixar um tanto as temperaturas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]