• Carregando...
Guardas Municipais resgataram o cachorro na Ilha da Cotinga: animal estava seriamente ferido por bicadas de urubus. | Divulgação/Guarda Civil Municipal  de Paranaguá
Guardas Municipais resgataram o cachorro na Ilha da Cotinga: animal estava seriamente ferido por bicadas de urubus.| Foto: Divulgação/Guarda Civil Municipal de Paranaguá

Um cachorro que estava sendo atacado por urubus foi salvo neste fim de semana pela Guarda Municipal de Paranaguá, no Litoral do Paraná. O resgate aconteceu na manhã de domingo (17), na Ilha de Cotinga, região de difícil acesso, e foi feito por dois guardas com a ajuda de dois homens andavam de caiaque perto do local. A suspeita é de que o animal tenha sido abandonado na ilha.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, João Carlos da Silva, foram os caiaqueiros que avistaram do mar o cachorro e tentaram resgatá-lo. Porém, como não conseguiram manter o animal na embarcação, mandaram mensagens para pedir ajuda. A patrulha marítima da Guarda Municipal foi acionada para ajudar no resgate do cacohorro. “Os guardas da patrulha estavam na Ilha do Mel e pedimos que fossem até a Ilha da Cotinga porque os caiaqueiros estavam lá esperando”, conta Silva.

Leia também: Consultas gratuitas com veterinários em Curitiba voltam em abril

Na ilha, o animal estava com feridas abertas pelo corpo todo, causadas pelas bicadas dos urubus. Os guardas e os caiaqueiros fizeram curativos antes de transportá-lo para o continente. O cachorro foi encaminhado para o departamento de veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde os médicos veterinários detectaram também outras lesões e doenças. “Ele apresenta uma série de lesões. É um caso típico de maus-tratos e abandono, que é com o que mais trabalhamos aqui na secretaria”, conta a diretora do departamento, Elen Cristine Soares.

Leia também: Com reforma atrasada, Pico de Matinhos passou toda a temporada interditado

As condições de saúde do cachorro é grave e há risco de o bichinho não resistir. “O prognóstico não é favorável, mas não vamos desistir. Temos as condições adequadas e os medicamentos necessários para isso”, afirma Elen. Se o cão se recuperar, será destinado para adoção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]