• Carregando...
Moradores do Água Verde se mobilizaram para a capivara não se machucar
Moradores do Água Verde se mobilizaram para a capivara não se machucar| Foto: Martín Forconi / Colaboração

Uma capivara perdida em plena Avenida República Argentina, no bairro Água Verde, em Curitiba, mobilizou moradores e a prefeitura na manhã desta quinta-feira (16). O animal apareceu nas imediações da esquina com a Rua Palmeiras e virou uma espécie de minicelebridade no local, com direito a fotos e "segurança particular".

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

A passagem do animal começou por um posto de combustíveis no cruzamento entre a Rua Palmeiras e a rápida Portão-Centro, por volta das 6h. O motorista de um caminhão fez a primeira tentativa de conter a capivara, que estava do outro lado da calçada, para que ela não avançasse em direção à via rápida, já bem movimentada naquele horário.

Logo depois, moradores começaram a chegar e ajudar no resgate. "Eu estava voltando da minha corrida quando vi a capivara perto do posto na rua da minha casa", conta Martín Forconi, 49, que mora em um prédio nas imediações. "Aí eu cheguei e ajudei na contenção dela. A capivara ficou meio acuada e voltou caminhando em direção à República Argentina", aponta.

Outros quatro moradores se juntaram para impedir que a capivara cruzasse a Avenida República Argentina, via por onde passam a todo minuto linhas dos expressos biarticulados. O animal ficou por cerca de 40 minutos em frente a um prédio residencial e virou o alvo das fotos dos celulares. "Ela virou uma minicelebridade sim. Mas, claro, ela estava bem acuada", afirma Martín.

  • Capivara encontrada na Avenida República Argentina, no Água Verde. Foto:
    Martín Forconi

  • Capivara encontrada na Avenida República Argentina, no Água Verde. Foto:
    Martín Forconi

  • Capivara encontrada na Avenida República Argentina, no Água Verde. Foto:
    Martín forconi

  • Capivara encontrada na Avenida República Argentina, no Água Verde. Foto:
    Martín Forconi

O porteiro Edilson dos Santos, 48, chegava para trabalhar quando viu o grupo fazendo a segurança do animal. Apesar de estranhar a cena num primeiro momento, o trabalhador confessa que, depois, a situação pareceu bastante divertida. "Bem na hora que eu estava chegando vi todos na tentativa de proteger a capivara para que os carros não atropelassem. E ela atravessou a canaleta dos biarticulados, mas o pessoal ficou lá sinalizando para os carros", relembra o porteiro. "Foi até divertido".

Ajuda para a capivara

Apesar da cena descontraída, os moradores ficaram angustiados por não conseguir manter o animal em segurança por mais tempo. Depois de cruzar a a via da caneleta – com a ajuda do grupo – a capivara seguiu rumo ao bairro Vila Izabel. "Até saiu o porteiro de um outro prédio para ajudar, mas, de novo, não conseguimos falar com ninguém para fazer o resgate e a capivara acabou indo embora", relata Martín.

"De qualquer forma eu liguei para o 156 da prefeitura e fiz o registro. Depois, eles me ligaram para pegar mais informações e disseram que já tinham mandado uma unidade fazer o resgate. Eu espero que agora ela tenha um final feliz", acrescentou o morador.

Para alívio dos envolvidos, a capivara foi encontrada por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e passa bem. O animal foi localizado na Rua Guaianazes, por volta das 9h40 e encaminhado para o Parque Barigui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]