• Carregando...
Bolo de Santo Antônio de 16 toneladas foi distribuído nesta sexta na igreja Bom Jesus no Centro de Curitiba.
Bolo de Santo Antônio de 16 toneladas foi distribuído nesta sexta na igreja Bom Jesus no Centro de Curitiba.| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Durante muitos anos, o tradicional bolo de Santo Antônio foi alvo de pessoas atrás das medalhinhas do santo casamenteiro, escondidas dentro do bolo. A crença católica conta que o sortudo que achar a medalhinha do santo, cujo dia se comemora em 13 de junho, será proposto em casamento. Porém, esse não tem sido o principal motivo pelo qual os curitibanos estão comendo o bolo ultimamente.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

No primeiro dia de vendas do bolo na Paróquia Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa, no Centro, nesta sexta-feira (7), as pessoas procuram a medalhinha em cada garfada do bolo de 16 toneladas. No entanto, o desejo principal não é arranjar um casório, mas sim pedir proteção e ajudar a própria paróquia com o valor do pedaço.

“Eu vim aqui experimentar o bolo e se encontrar o santinho vou pedir proteção. Eu não quero casar, não”, conta a aposentada Theanw Casagrande. Para ela, o motivo para as pessoas comerem o bolo não deve ser só para achar o santo casamenteiro, mas ajudar a paróquia com os R$ 5 de cada pedaço de bolo.

O bolo é procurado por pessoas de todas as idades. Maria Irene Fugetti Gonçalves levou suas duas netas para experimentarem o doce. Em poucas garfadas, a caçula, de apenas 4 anos, encontrou a medalhinha. “Ela foi abençoada”, crê a avó.

E engana-se quem pensa que somente os solteiros comem o bolo de Santo Antônio. A dona de casa Carla Costa, 46, depois de anos atrás da medalha encontrou pela primeira vez o pequeno santo de metal no meio do bolo. Casada há 18 anos, acredita que o achado vai fortalecer seu atual relacionamento.

A universitária Giovana Ristu, de 19 anos, foi acompanhar a amiga que estava atrás do santo casamenteiro para achar um relacionamento. Porém, ela, que já é compromissada, queria saber mesmo de experimentar o bolo. “Eu vim acompanhar ela. Mas já aproveitei para dar uma provada, né?”, brinca.

  • Entrega do bolo de Santo Antônio na igreja Bom Jesus no Centro de Curitiba. Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
  • Entrega do bolo de Santo Antônio na igreja Bom Jesus no Centro de Curitiba. Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
  • Entrega do bolo de Santo Antônio na igreja Bom Jesus no Centro de Curitiba. Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
  • Entrega do bolo de Santo Antônio na igreja Bom Jesus no Centro de Curitiba. Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Tradição

O bolo de Santo Antônio é um evento conhecido nas paróquias da cidade. Na Paróquia Bom Jesus dos Perdões, o doce é tão famoso que as pessoas chegam a esperar até três horas na fila.

“Tem dias que a fila sai para fora do portão da paróquia. As pessoas gostam e esperam muito tempo só para comer o bolo”, diz a organizadora do evento na paróquia há 25 anos, Nora Conceição dos Santos.

Ao todo, 120 pessoas trabalham na organização do evento. O bolo tem 16 toneladas e a preparação acontece ali mesmo, na aróquia. “Foi feita uma padaria permanente aqui dentro para que pudéssemos fazer o bolo com mais facilidade. Para cobrir os custos durante o ano todo, nós preparamos pães e vendemos no final de semana”, explica Nora.

A venda do bolo nas demais igrejas católicas de Curitiba começa a partir deste final de semana. Confira quais são.


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]