• Carregando...
Semáforos para pedestre da cidade, ganham máscaras.
Curitiba, 28/05/2020
Foto: Luiz Costa /SMCS
Sinal vermelho em Curitiba: casos ativos de Covid-19 seguem subindo.| Foto: Luiz Costa/SMCS

Curitiba voltou a ter mais de 10 mil pessoas com potencial de transmissão da Covid-19. O número de casos ativos divulgado no boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desta quinta-feira (19), 10.356 pacientes, é o mais alto desde 14 de janeiro, quando foram registrados 10.796 casos ativos.

O índice apresenta tendência de alta de mais de 300%, e segue crescendo desde o início de abril. No dia 28 de março, quando a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados foi derrubada pelo prefeito Rafael Greca, havia menos de mil casos ativos de Covid-19. A tendência era de queda, e o menor índice do ano foi atingido uma semana depois, em 7 de abril, com 412 casos ativos.

O número de novos casos, que chegou a 1.707 no boletim desta quinta-feira, vem seguindo tendência de alta semelhante à dos casos ativos. A última vez que a cidade registrou mais de 1,7 mil novos casos em um único dia também foi em janeiro – no dia 11 daquele mês foram contabilizados 1.787 novos casos. Após atingir um pico em fevereiro, esse índice veio registando sucessivas quedas até 3 de abril, quando apenas 98 novos casos foram confirmados pela SMS. Agora, a tendência de alta é de mais de 180%.

O dado mais recente sobre a taxa de transmissão do coronavírus disponibilizado pela Prefeitura reforça essa tendência de aumento de novos casos da Covid-19. O índice Rt traz dados de 13 de maio, e apesar de estar desatualizado mostra que naquele dia um grupo de 100 pacientes tinha potencial para transmitir a doença para outras 142 pessoas.

Já a média móvel de mortes causadas pela Covid-19 em Curitiba mostra tendência de estabilidade, com um índice de 1,14. No boletim desta quinta-feira a SMS confirmou a morte de uma senhora de 60 anos moradora de Curitiba. De acordo com os dados da secretaria, o óbito ocorreu há mais de 48 horas, mas só foi confirmado hoje. Ao todo, 8.262 pessoas já morreram na capital em decorrência da Covid-19.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]