• Carregando...
A utilização de álcool gel está entre as principais medidas preventivas para conter o avanço do coronavírus. Curitiba, 13/03/2020 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
Possíveis casos de reinfecção pelo coronavírus reforçam a necessidade de manter os cuidados sanitários, como a higienização das mãos.| Foto: Daniel Castellano/SMCS

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba confirmou, na sexta-feira (16), que investiga casos de pacientes curitibanos que voltaram a apresentar os sintomas da Covid-19 mesmo após terem sido curados. A informação foi divulgada durante a live de balanço dos casos que a prefeitura realiza diariamente pela internet.

Após mencionar o número de pessoas já recuperadas na capital – neste sábado (17) são 44.330 –, Marion Burger, médica infectologista da prefeitura, disse que algumas voltaram a apresentar sintomas. Ela ressaltou que ainda não há comprovação científica de quanto tempo dura a imunidade ao novo coronavírus, e pediu que todas as pessoas mantenham os cuidados sanitários, mesmo as que já tiveram a doença.

“É importante que todos mantenham os cuidados. Investigamos alguns pacientes que apresentaram sintomas novamente. Não sabemos se é uma reinfecção ou se há uma outra cepa do vírus circulando entre nós. É importante que todos, tanto aqueles que já tiveram a infecção, quanto os que ainda não foram infectados, continuem com todos os cuidados”, afirmou Burger.

Na última segunda-feira (12), um estudo publicado na revista médica The Lancet descreveu o caso de um homem de 25 anos que foi infectado com duas variedades distintas do Sars-Cov-2 em um período de 48 dias. Trata-se do quinto caso de reinfecção cientificamente documentado no mundo.

Números da Covid-19 em Curitiba

Balanço divulgado pela secretaria municipal de Saúde neste sábado (17) aponta para 352 novos casos do novo coronavírus confirmados, além de sete novos óbitos. Com isso, a capital paranaense soma 48.838 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, com 1.408 mortes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]