• Carregando...
Animais foram transportados de volta ao centro de pesquisa por caminhão da Polícia Militar | Divulgação/SESA
Animais foram transportados de volta ao centro de pesquisa por caminhão da Polícia Militar| Foto: Divulgação/SESA

Dois cavalos do Centro de Pesquisa e Produção de Imunobiológicos (CPPI) que haviam sido roubados na terça-feira (17) foram recuperados na sexta-feira (20) após a ligação de um morador da Região Metropolitana de Curitiba. Os animais estavam amarrados em uma área de matagal no bairro Veisópolis, em Pinhais. Segundo o veterinário do CPPI, João Minozzo, o estado de saúde dos cavalos é bom, apesar de algumas arranhaduras.

No CPPI, em Piraquara, os cavalos são utilizados no processo de produção de soro contra o veneno da aranha-marrom. O centro de pesquisa vinculado à Secretaria de Saúde do Paraná tem 72 animais. A partir do plasma do sangue desses dois cavalos que haviam sido roubados o estado produz 1,2 mil ampolas de soro por ano, quantidade suficiente para atender 120 pacientes.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, o resgate aconteceu com o apoio do Regimento de Cavalaria da Polícia Militar do Paraná, que providenciou um veículo para transporte dos animais ao centro de pesquisa.

“Agradecemos o apoio da imprensa e da população para o resgate desses animais. O valor deles é inestimável, pois fazem parte da cadeia de produção de soros para picadas por aranha marrom, o que tem impacto direto na saúde da população”, disse o diretor do CPPI, Sérvio Túlio Stinghen.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]