• Carregando...
 | Leticia Akemi/Gazeta do Povo
| Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo

Depois de um ano funcionando junto ao 1.º Distrito Policial (DP), no Centro de Curitiba, a Central de Flagrantes vai mudar para o 8º DP, no Portão. A alteração da unidade da Polícia Civil, que concentra todos os encaminhamentos de presos em flagrante, vai fazer com que o posto de atendimento do Instituto de Identificação, que faz os RGs, saia do bairro e passe a funcionar somente no Centro.

A mudança de endereço da Central de Flagrantes é algo que já vinha sendo buscado pelo Departamento da Polícia Civil há algum tempo. Desde a criação da unidade policial, em setembro do ano passado, os policiais enfrentam condições adaptadas no 1.º DP, com falta de estrutura adequada para trabalhar.

Leia também: Polícia fecha fábrica “pirata” de próteses odontológicas; dentistas eram clientes

Além da questão das condições de trabalho, uma questão principal, a dos presos, fez com que a Central de Flagrantes fosse muitas vezes colocada à prova. A ideia sempre foi a de que a unidade policial recebesse os presos, facilitasse o trabalho das forças de segurança, e ficasse com esses detidos por um período de até 10 dias, mas isso nunca aconteceu de fato e a Central de Flagrantes passou a ficar sempre superlotada. Em alguns períodos mais críticos, quase 200 homens ocupavam o mesmo espaço destinado para apenas oito.

Com a mudança, o prédio do 8ºDP que, no passado, recebia também o extinto Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), onde os flagrantes eram levados no período da noite e madrugada, agora vai dividir espaço com a Central de Flagrantes. “Uma mudança que vem para melhorar o trabalho de todo mundo. Primeiro que vamos tirar a concentração de presos de um espaço que não tem tanta segurança e que fica no Centro de Curitiba”, avaliou o delegado Fábio Machado, que comanda a Central.

Veja também: Prefeitura da RMC recolhe casinhas comunitárias e cães ficam desabrigados

Para o delegado, a parte do prédio que vai ficar com a Central de Flagrantes vai receber adaptações. “Nós vamos modificar toda a estrutura, para que agora, definitivamente, tenhamos condições boas de trabalho e também de atendimento à população. Além disso, os próprios presos também vão estar num lugar mais seguro e com mais condições, mas continuamos com a ideia principal de que devem ficar apenas no máximo dez dias sob nossa tutela, depois sendo encaminhado ao Sistema Penitenciário”.

A área em que fica o 8ºDP é mais comercial do que residencial. De qualquer forma, uma delegacia perto sempre divide opiniões e de um lado está quem se sente mais seguro com a presença da polícia e de outro os vizinhos que temem, pela presença de presos por perto. No caso de quem trabalha ou mora próximo ao DP, o medo era de que outro boato que se espalhou na vizinhança se confirmasse. “Disseram que a delegacia ia sair daqui e isso nós não queremos, porque a gente se sente seguro com os policiais por perto”, comentou uma cabeleireira, que tem 50 anos e que atua há sete anos no mesmo endereço.

Data

Ainda não há prazo oficial para que a Central de Flagrantes tenha o endereço alterado. À Tribuna do Paraná, a Polícia Civil informou que o Posto da Regional do Portão vai ser fechado no dia 26 de junho, pois o local vai ser usado pela Central. Em nota, a Polícia Civil ressalta que não haverá prejuízos à população da regional, pois os servidores que trabalhavam no local vão ser realocados para a unidade do Centro e o número de agendamentos também não sofrerá alterações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]