• Carregando...
 | Rodolfo BUHRER/Rodolfo BUHRER
| Foto: Rodolfo BUHRER/Rodolfo BUHRER

O final de semana promete ser de tempo fechado em Curitiba e no Paraná. Após o sol do feriado de Finados, na quinta-feira (2), a sexta-feira (3) foi de nebulosidade e chuva, condição que se acentua no sábado (4) e domingo (5), fazendo com que a temperatura máxima não ultrapasse os 23ºC, com mínima de 15ºC, no sábado. Domingo será ainda mais frio, com a máxima na casa dos 21ºC, sem variação da mínima.

Segundo o meteorologista Tarcísio Valentim da Costa, do Simepar, o encontro de uma frente fria com um sistema de baixa pressão, que está sobre o Paraguai, cria as condições propícias para a formação de temporais. A previsão é para que o volume de chuva em Curitiba seja grande, principalmente no sábado. “No total do dia devemos ter um valor significativo de chuva. A frente fria passa ao longo do litoral nesse final de semana, o que ajuda a instabilizar a condição”, destacou.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), inclusive, emitiu alerta de temporais para a região, indicando a possibilidade de chuvas de até 60 milímetros por hora, rajadas de vento de até 100 km/h e queda de raios e granizo, fenômenos que aconteceram nesta sexta em algumas cidades do interior, como Cascavel e Palotina.

A expectativa dos meteorologistas, no entanto, é de que os temporais mais significativos fiquem restritos ao interior do estado. “Devemos ter fenômenos piores nas regiões Noroeste, Norte, Sudoeste e parte do Centro-Sul do estado. Na área mais a leste não devemos ter tempestades como as observadas no interior, a chuva vai ser mais fraca”, apontou Costa.

No domingo a condição melhora, com o deslocamento do centro da frente fria para o estado de São Paulo. Assim, o final de domingo marca também o final das chuvas, de acordo com o Simepar, ao menos na faixa mais ao sul do Paraná. “Vai estar instável mais no Norte, em São Paulo, Mato Grosso do Sul. Na metade sul do estado, o tempo já vai estar bem melhor no domingo à tarde”, contou. E a segunda-feira (6) deve trazer tempo aberto em praticamente todo o estado, com possibilidade de pancadas de chuva ocasionais em praticamente todo o Paraná.

Com a chuva e a instabilidade, as temperaturas caem em todo o interior do estado. Os termômetros podem chegar próximos aos 10º, no domingo, na faixa mais ao sul do Paraná. Já na região Norte, as temperaturas batem no máximo em 26ºC, casos de Jacarezinho e Paranavaí.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]