• Carregando...
 | Defesa Civil /Governo do Paraná
| Foto: Defesa Civil /Governo do Paraná

O município de Guaratuba, no litoral do Paraná, enfrenta alagamentos decorrentes das fortes chuvas que atingiram a região neste final de semana. A prefeitura da cidade, em conjunto com a Defesa Civil, está organizando um abrigo para as pessoas atingidas no ginásio de esportes Governador José Richa. Segundo a Defesa Civil, cerca de 40 famílias estão desalojadas, o que soma aproximadamente 100 pessoas. Como os atendimentos ainda estão sendo realizados e há moradores ilhados, porém, o número pode subir.

Segundo a Defesa Civil do município, não há registro de deslizamentos em decorrência da chuva. Em sua página no Facebook, no entanto, a prefeitura de Guaratuba informa que há alerta de alto risco em todas as áreas próximas a morros.

Todo o município de Guaratuba foi atingido pelas chuvas, mas a situação é mais crítica nos bairros Mirim, Carvoeiro, Cohapar 2 e Nereidas. Por causa disso, a prefeitura suspendeu as aulas de algumas creches e escolas do município nesta segunda-feira (18).

O nível da água só começou a baixar no fim da tarde, por volta das 18h. O Simepar aponta que, desde sexta-feira (15) até este domingo (17), já foram registrados 196 milímetros de chuva em Guaratuba, cerca de 60% da média para todo o mês de fevereiro, que é de 294 milímetros.

LEIA TAMBÉM: Número de passagens de ônibus dadas pela FAS quase dobra em dois anos

Em vídeo, moradores aparecem em barco

Imagens enviadas à Rádio Guaratuba e cedidas à Gazeta do Povo mostram moradores usando um barco em meio às ruas da cidade. Veja:

Em outra foto, também cedida pela Rádio Guaratuba, aparece a região por onde passava uma ponte, no bairro Cubatão. O alagamento fez a construção de madeira desaparecer:

Moradores não sabem se a ponte permanece no local ou se foi destruída.Rádio Guaratuba

Doações

O chefe de gabinete da prefeitura de Guaratuba Luiz Cezar Antunes Gruber informa que estão sendo arrecadados itens de primeira necessidade para atender a população desabrigada. “Precisamos de doações de alimentos não perecíveis e os de consumo rápido, material de limpeza, colchões, travesseiros, cobertores e água mineral em garrafa”, diz. Os produtos serão distribuídos para os desabrigados que permanecem no ginásio e para as famílias que estão ilhadas em alguns pontos do município.

Quem for doar diretamente em Guaratuba, deve levar os itens para o Ginásio José Richa (Rua José Nicolau Abagge, 1.284). Em Curitiba é possível colaborar levando as doações ao Provopar em duas sedes: na Rua Hermes Fontes, 315, Batel e na Rua Sergipe, 1.712, Vila Guaíra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]