• Carregando...
Chuvas que chegam nesta quinta (19) ao PR podem vir acompanhados de raios | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Chuvas que chegam nesta quinta (19) ao PR podem vir acompanhados de raios| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Depois de alguns dias de bastante calor, a chuva volta ao Paraná com força suficiente para colocar o estado sob novo alerta laranja. Isso significa, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a proximidade de tempestades fortes, com possibilidade de muita ventania e até chuva de granizo. De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, o alerta dura até domingo (22) e vale também para Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Leia também: Tesouros arqueológicos são encontrados na região de Curitiba

No estado gaúcho, a chuva chegou com força na noite desta quarta (18), acompanhada de rajadas de vento que chegaram a 105 km/h e bastante transtornos. No Paraná, o ingresso das tempestades foi por volta das 9 horas desta quinta, com ventania que bateu 62 km/h em Foz do Iguaçu, no Oeste, e 72 km/h em Francisco Beltrão e 83 km/h em Planalto, no Sudoeste.

Esse mau tempo se origina por causa de nova frente fria que avança pela região. Conforme o Simepar, o risco de chuvas fortes aumenta por causa do fluxo de ar quente e úmido vindo do interior do continente, que se choca com o sistema de baixa pressão e causa as condições propícias para temporais.

O Simepar não descarta também a possibilidade de queda de granizo em Curitiba ainda nesta quinta. Na capital, o tempo - que começou quente e com sol - deve virar no fim da tarde.

Alerta até domingo

Não é só hoje. A previsão é de que a população do Sul do país se prepare para dias de muita chuva até domingo. O alerta vale não só para o acúmulo de precipitação, mas também para rajadas de vento intensas, raios e queda de granizo.

As fortes áreas de instabilidade que vão persistir sobre o Paraná, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina terão um reforço de mais uma frente fria durante o fim de semana. Os volumes acumulados nesses próximos dias poderão superar a marca dos 100 mm em diversas localidades da Região Sul.

A chuva volumosa terá potencial para causar alagamentos e inundações. Em qualquer situação de risco, a população deve procurar as orientações da Defesa Civil local.

Outubro chuvoso

Ao menos quatro alertas de tempestades já foram emitidos para o Paraná neste mês, o que confirma a previsão de um outubro bastante chuvoso. Segundo o Simepar, os indicadores já apontavam um mês com chuva além do normal para a capital .

Até a manhã desta quinta, o acumulado de chuvas em Curitiba já chegava a 122 mm, muito próximo do valor médio para todo o mês, que é de 133 mm.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]