• Carregando...
CMEI fiou fechado por causa de estragos provocados pelas chuvas | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
CMEI fiou fechado por causa de estragos provocados pelas chuvas| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Quatro unidades escolares vão permanecer fechadas em Curitiba nesta quarta-feira (7) por causa das fortes chuvas registradas na capital durante a terça-feira (6). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a medida visa a limpeza destas estruturas. As unidades abrangidas são a Escola Municipal Dario Velozo e o o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Barigui I, na Regional da Cidade Industrial de Curitiba (CIC); e os CMEIs Curitiba e Vila Torres, na Regional Matriz. A situação deixa 823 crianças sem aula.

O volume de chuvas registrado, segundo o Simepar, foi o maior já registrado na história de Curitiba - o equivalete a 120,4 milímetros de água, entre a 1h da madrugada e as 21 horas de terça-feira. A média do mês de junho é de 115 milímetros de chuva.

PREVISÃO: Saiba como fica o tempo nesta quarta-feira

Mau tempo e acidentes bloqueiam estradas

Leia a matéria completa

Durante a manutenção das unidades, as crianças do CMEI Barigui I serão atendidas provisoriamente no CMEI Hugo Peretti.

Ao todo, segundo a secretaria, 25 unidades escolares de Curitiba tiveram a rotina afetada por causa das chuvas na terça-feira.

Também foram registrados outros estragos na cidade, como a queda de uma árvore de grande porte sobre três carros, no bairro Rebouças, e o alagamento de ruas e até do Terminal do Boqueirão. Entre as regiões afetadas estão o Centro, Rebouças, Água Verde, Vila Izabel, Santa Quitéria Cajuru, Pinheirinho, CIC, Xaxim e Parolin.

Tempo segue instável nesta quarta

As chuvas, que ocorrem em pancadas a qualquer hora do dia ou da noite desta quarta-feira, são resultado do deslocamento de um sistema frontal pelo estado, associado às áreas de instabilidade vindas do Paraguai e do Mato Grosso do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), praticamente toda a metade sul do estado está numa região de alerta, onde há risco de ventos intensos, corte de energia elétrica e queima de eletrônicos, queda de galhos de árvores, alagamentos e incidência de descargas elétricas.

Temperatura despenca no Paraná e mínima chegará a -1ºC

Nesta quarta-feira, as temperaturas também devem se manter semelhantes às registradas no início da semana. A mínima deve ficar em torno de 14°C ou 15°C, enquanto a máxima deve chegar a 21°C. “Essa semana continua com temperaturas agradáveis, porém com chuva”, resume o meteorologista.

De acordo com o meteorologista do Simepar Paulo Barbieri, as chuvas podem vir acompanhadas de ventos e descargas elétricas. Conforme ele, o fluxo de umidade que entra pelo oeste do estado deve continuar provocando chuvas em todo o Paraná até a manhã de quinta-feira. À tarde, deve haver uma “trégua”, mas uma nova frente fria deve se aproximar do estado à noite, provocando novas chuvas na sexta-feira.

A partir de sábado, uma massa de ar frio chegará ao estado, fazendo com que os termômetros marquem 2°C em Curitiba e fazendo com que as temperaturas fiquem negativas no interior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]