• Carregando...
Nem mesmo os hidrantes da cidade estão funcionando | Átila Alberti/Tribuna do Paraná
Nem mesmo os hidrantes da cidade estão funcionando| Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Quatro dias sem água e sem explicação. Este é o problema que os moradores e comerciantes da divisa dos bairros Rio Verde e Campo Pequeno, em Colombo, na Região metropolitana de Curitiba estão passando. Se o problema fosse só não lavar roupa ou limpar a casa, até dava para esperar mais um dia. Mas não está dando para cozinhar, tomar banho ou apertar a descarga. Até mesmo o Corpo de Bombeiros, se precisar atender algum incêndio na região, não poderá contar com o único hidrante da redondeza, porque o equipamento também está seco.

Segundo estimativas de moradores, cerca de 300 imóveis estão completamente sem água. O comerciante Othoniel Anderson de Souza, 48 anos, tem um lava-car na Rua da Pedreira e há dois dias está com um aviso no portão informando os clientes que está fechado por falta de água. “Já deixei de lucrar uns R$ 600, ou até mais. Na segunda-feira, acabou a água à tarde. Mas consegui trabalhar o resto do dia com o que tinha na caixa d‘água. Mas de terça para cá, não consigo trabalhar”, lamenta ele, que lava uma média de 10 carros por dia, durante a semana, e de 20 a 30 nos sábados.

Othoniel telefonou à Sanepar na quarta-feira e foi informado que a água voltaria às 15h do dia seguinte. Ontem, no fim do dia, a nova promessa era o retorno do abastecimento às 5h desta sexta-feira. Mas nem ele, nem os vizinhos, conseguiram uma explicação do porquê as torneiras estão vazias há tantos dias. “Minha semana eu já perdi. O jeito é rezar que a água volte logo e que o movimento no final de semana seja muito bom, pra recuperar o prejuízo”, diz.

Dignidade

“Está todo mundo meio nervoso dentro de casa, porque não tem banho, não tem comida decente, a casa está cheirando mal porque não dá pra apertar a descarga”, reclama a diarista Juciane Soares da Silva, 37 anos. Ela só conseguiu dar algumas descargas até ontem, porque estava usando a água da máquina de lavar, que estava com roupas de molho. Mas a água já acabou e a roupa continua ensaboada e molhada na máquina.

Ela conta que seus filhos não gostam muito de lanche no almoço e no jantar. Mas não teve outra alternativa nos últimos dias a não ser comprar lanches prontos ou pão e refrigerante. “Hoje eu não pude ir trabalhar. Tem uma moça que vem cuidar do meu filho menor enquanto trabalho. Mas eu sempre deixo almoço pronto pros dois. Só que como hoje não tinha como fazer comida, fiquei em casa pra arranjar alguém que pudesse me ceder almoço e banho pra ele. Consegui com uma amiga. Mas perdi de ganhar uma diária de trabalho”, reclama ela. O marido, pelo menos, conseguiu tomar banho no trabalho, quarta-feira.

A dona de casa Lislaine de Castro, 29 anos, também está nervosa com a bagunça dentro de casa. A louça está acumulada na pia e o seu bebê de um ano está sendo alimentado à base de marmita, porque ela não tem como fazer uma comida adequada à criança. O banho, eles estão indo na casa de um parente e a descarga está sendo dada de balde, com a água que coletou na máquina de lavar.

A reportagem procurou a Sanepar para saber o porquê da falta de água e aguarda retorno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]