• Carregando...
Desde o dia 5 de julho, um módulo da Guarda Municipal fica estacionado em frente à Catedral Metropolitana 24 horas por dia | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Desde o dia 5 de julho, um módulo da Guarda Municipal fica estacionado em frente à Catedral Metropolitana 24 horas por dia| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Pontos importantes da região central de Curitiba receberam reforço policial neste mês com atuação da Guarda Municipal 24 horas por dia. Desde o dia 5 de julho, módulos da GM passaram a atender de forma fixa a Rua XV de Novembro, o Passeio Público e as praças Tiradentes, Osório e João Cândido. Para isso, os guardas foram retirados dos Armazéns da Família espalhados pela cidade e passaram a atuar em ambientes abertos do Centro, para que possam atender a um número maior de pessoas.

O taxista Luiz Carlos de Souza, 65 anos, ficou aliviado com a mudança. Segundo ele, o reforço na segurança da área central de Curitiba era necessário e, em pouco mais de dez dias de atuação, já inibiu assaltos e a ação de traficantes. “Aqui estava se transformando em uma pequena Cracolândia e já sentíamos o cheiro forte de drogas onde quer que andássemos”, afirmou, enquanto aguardava um passageiro na Praça Tiradentes.

Além disso, ele afirma que usuários de entorpecentes e moradores de rua incomodavam muitos pedestres e turistas para solicitar dinheiro. “Esses dias mesmo eu e um colega tivemos que ajudar uma mulher. Um homem não queria deixá-la passar enquanto não lhe desse algum valor. A moça ficou com medo”, disse.

Outra situação frequente na praça, segundo frequentadores, era a venda de artigos com procedência duvidosa. “O dia todo passavam meninos oferecendo celulares, desodorantes, pasta de dente e outros produtos com valor bem abaixo do praticado no mercado. De onde será que eles conseguiam?”, questionou a comerciante Carolina Rodrigues, 33. De acordo com ela, essas ofertas diminuíram consideravelmente desde a instalação do módulo fixo da GM. “Estou muito feliz com a mudança porque agora posso trabalhar com tranquilidade”, completou.

Em poucos mais de dez dias com a Guarda Municipal fixa na Praça Tiradentes, frequentadores do local já perceberam mudanças positivasAniele Nascimento/Gazeta do Povo

Atendimento 24 horas

Na Praça Tiradentes, o módulo móvel da Guarda Municipal fica estacionado em frente à Catedral Metropolitana de Curitiba, onde quatro equipes se revezam em turnos para atender a área. Ali, a equipe recebe solicitações da população, oferece informações aos turistas e aciona a Fundação de Ação Social (FAS) ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em casos de necessidade. “Esta semana, por exemplo, um senhor passou mal e nós prestamos apoio. Foi gratificante”, afirmou um guarda que preferiu não se identificar.

Segundo Odgar Nunes Cardoso, diretor da GM, o mesmo trabalho acontece na Rua XV de Novembro, onde um módulo móvel está localizado próximo à loja C&A, dia e noite. Já na Praça João Cândido, uma viatura também permanece estacionada perto do Palácio Belvedere, no Largo da Ordem. O telhado do palácio pegou fogo em dezembro de 2017 e agora passa por uma obra de restauro total.

Na Praça João Cândido, uma viatura também permanece estacionada próximo ao Palácio Belvedere, 24 horas por diaAniele Nascimento/Gazeta do Povo

A GM também passou a atuar ininterruptamente nos espaços fixos do Passeio Público e da Praça Osório. No primeiro deles, a GM reformou o módulo existente no parque - que ficou vazio de março a junho após a Polícia Militar ser transferida para a nova sede na Praça Santos Dumont, também no Centro. O espaço foi reaberto na última quarta-feira (11) para atender o Grupamento de Motos da Guarda Municipal, garantindo atendimento mais ágil à região central e oferecendo uma equipe específica para atender os frequentadores do local. “Agora temos oito guardas, divididos em turnos, para fazer esse patrulhamento no Passeio Público”, informou Cardoso.

Já o módulo da Praça Osório, na região da Boca Maldita, é utilizado pela equipe fixa que atua da praça e também como parada para as motos que circulam pelo Centro. O posto foi formalmente devolvido pela Polícia Militar à prefeitura em 2014 e, de lá para cá, chegou a ser usado como mocó por usuários de drogas. “Agora, voltou a ser utilizado para benefício da população”, pontuou o diretor.

Remanejamento de efetivo

Ainda segundo ele, os guardas que estão atuando nesses cinco pontos do Centro de Curitiba foram remanejados dos Armazéns da Família da cidade. “Não havia justificativa para termos duplas de guardas atuando em locais fechados, então, fizemos um planejamento para que eles fossem para espaços abertos da cidade, realizando um policiamento comunitário para atender mais pessoas”, explicou.

No entanto, ele garante que os armazéns não ficaram sem atendimento após a mudança. “Agora, o atendimento aos armazéns é realizado com viaturas que fazem vistorias em cada um dos locais e rondas em seu entorno”.

Mais guardas

Outros pontos do Centro também devem receber atenção da Guarda Municipal nos próximos meses, já que 58 novos agentes integrarão a corporação no mês de setembro e outros 100, em outubro. “Esses guardas que estão em formação virão para o anel central, aumentando o policiamento desde já para a Operação Natal, que inicia em pouco mais de dois meses”, adiantou o diretor.

Atualmente, Curitiba conta com 1.302 guardas, cerca de 20% a menos do que o número ideal, que é 1.550 agentes atuando em locais públicos da cidade. “Mas estamos estudando o orçamento para ultrapassar esse total até o ano que vem”, informou Cardoso. Com isso, a corporação estenderá seu atendimento e ainda terá efetivo suficiente para repor os guardas que se aposentam ou que precisam se afastar por algum motivo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]