• Carregando...
Colégio da Polícia Militar de Londrina será o segundo da corporação no estado. | IVONALDO ALEXANDRE/IVONALDO ALEXANDRE
Colégio da Polícia Militar de Londrina será o segundo da corporação no estado.| Foto: IVONALDO ALEXANDRE/IVONALDO ALEXANDRE

O Paraná terá mais um Colégio da Polícia Militar. O Colégio Estadual São José, no Jardim Leonor, em Londrina, no Norte do estado, receberá investimento de R$ 730 mil para ser a segunda unidade educacional da PM no Paraná - atualmente, só Curitiba conta com escola da corporação.

O anúncio foi feito pelo governador Beto Richa (PSDB), que confirmou que o Colégio da PM em Londrina já começa a funcionar já no ano letivo de 2018. O projeto de mudança do Colégio São José para uma unidade da Polícia Militar já tramitou em seis secretarias de estado, mas ainda está sob análise da Secretaria Estadual da Fazenda e segue para sanção do próprio governador. Com isso, o processo seletivo ainda não tem data confirmada. O governo também não informa quantas vagas serão abertas, mas sabe-se que será para o 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio.

- Leia também - Curitiba vai ganhar novo Colégio Militar no segundo semestre

‘“Estamos descentralizando a estrutura do Colégio da Polícia Militar da capital. A comunidade entendeu o quanto a criação deste projeto é importante para a formação do ser humano”, disse. “O Colégio da Polícia Militar é um sucesso absoluto em Curitiba, detentor dos melhores índices educacionais do estado e o de Londrina seguirá o mesmo caminho”,completou o governador.

Veja - Integral e com rotina militar, Colégio Guarda Mirim do PR está com processo seletivo aberto

Em relação às matrículas, o governo informa que os alunos já matriculados no Colégio São José continuarão no Colégio da PM se assim quiserem. Já os novos alunos serão matriculados a partir do processo seletivo da PM.

A grade curricular e os professores que atuam no São José continuam vinculados à Secretaria Estadual de Educação. O que muda é a gestão do colégio, que passa a ser responsabilidade da Polícia Militar. “A proposta não é de militarização da educação, é uma proposta de gestão pela Polícia Militar. O colégio passa a ser um Órgão da Polícia Militar (OPM) que segue os preceitos didáticos e pedagógicos da secretaria de educação”, explica o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortatto.

Colégio da Vila Militar

Além do colégio em Londrina, o Paraná terá mais uma escola militar no segundo semestre de 2018, quando inaugura em Curitiba o Colégio da Vila Militar (CVM). A unidade será particular e mantidea pela Associação Vila Militar (AVM), tendo como princípio os códigos de conduta do Colégio da Polícia Militar. As pré-inscrições estão abertas desde junho tanto para filhos de associados quanto para civis. Em um mês, 648 jovens já registraram interesse.

O Colégio da Vila Militar será na Rua Almirante Gonçalves, no bairro Rebouças, na antiga sede do Colégio da PM. Ele atenderá o Ensino Fundamental 2 (6º a 9° anos) e Ensino Médio, com base nas diretrizes curriculares da Secretaria de Estado da Educação, e terá turnos matutino e vespertino. Contudo, diante da demanda, o CVM pode abrir turmas à noite.Os alunos poderão ser de ambos os sexos, contanto que morem em Curitiba e Região Metropolitana. Atualmente, a AVM possui 20.700 sócios e 35.088 dependentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]