• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A previsão do tempo do carnaval no Litoral do Paraná pode ter boicotado as reservas em hotéis e pousadas da região. Essa é uma das explicações dos gerentes de estabelecimentos em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná para que tantas pessoas cancelassem suas reservas perto do feriado. No hotel Caieiras de Matinhos, por exemplo, foram sete dos 46 quartos com a reserva cancelada cerca de 10 dias antes do Carnaval. 

“O tempo estava frio e chuvoso, e não previa melhora. E aqui no nosso Litoral, sem sol as pessoas não vêm”, explica a gerente Vânia Ramos, que trabalha no hotel há 12 anos e conta que nunca viu um carnaval com tão pouco movimento. No caso do Caieiras, a reserva era feita com o pagamento integral do valor, e em alguns casos o valor total teve que ser devolvido. E o problema não seria tão grande caso novos hóspedes tivessem chegado. Mas até o começo do feriado, todos esses quartos estavam desocupados. “Começou a melhorar apenas neste domingo (3), quando alguns turistas vieram direto no balcão e pediram por quartos livres”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM >>> Surfistas terão curso de salvamento ministrado pelos Bombeiros do PR

A mesma situação aconteceu no hotel Praia e Sol, em Matinhos: dos 42 quartos, seis tiveram cancelamento cerca de uma semana antes. Porém, de acordo com a funcionária Isabele Alboit, as reservas foram feitas sem adiantamento do pagamento da estadia - o que acabou deixando o hotel no prejuízo. “Contratamos pessoas contando com a lotação máxima, e não foi o que aconteceu”, explica. Além do tempo fechado, a funcionária acredita que a temporada mais longa deste ano, com 80 dias, também colaborou para que as pessoas desistissem do Litoral. “Quando chega março as pessoas percebem que não têm mais dinheiro no bolso para gastar com viagem”, opina.

No caso do hotel Porto Fino, em Pontal do Paraná, a tática para driblar os cancelamentos inesperados foi lançar promoções na semana passada. “Tivemos mais ou menos 30% de cancelamentos quando estava chovendo bastante na região, então fizemos um sorteio de duas diárias em nosso Facebook, o que ajudou a divulgar. E também estávamos dando uma diária gratuita para quem pagasse outras quatro durante o feriado”, revela a funcionária Rubia Spengler. Só assim o estabelecimento conseguiu chegar mais perto de sua lotação máxima neste domingo (3) - e com o sol brilhando, a expectativa é de que mais pessoas apareçam até o fim do feriado. 

De fato, não apenas os hotéis e pousadas sentiram o Carnaval mais vazio, como também os outros comerciantes de praia e os ambulantes de areia. Se a explicação é o tempo fechado da semana anterior ou a extensão da temporada, não há como precisar com certeza absoluta - mas o fato é que a situação chega a assustar quem trabalha pensando no turismo: “Mesmo quando a crise estava mais forte, as pessoas vinham para o carnaval. Parece coisa de outro mundo ver o Litoral assim”, diz Vânia Ramos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]