i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Curitiba

Com revitalização e segurança, Praça da Espanha recebe mais visitantes

Ação teve início há duas semanas e incluiu a limpeza de pichações, a pintura das estruturas e outras medidas de conservação do espaço

  • PorDa Redação
  • 22/07/2017 19:37
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Idosos tomando sol, crianças brincando no parquinho e animais de estimação passeando com seus donos. Essas são algumas das situações encontradas nesta semana por quem visitou a Praça da Espanha, no Bigorrilho, em Curitiba. Cenas assim passaram a acontecer com mais frequência com a revitalização da praça pela prefeitura. Ação teve início há duas semanas e incluiu a limpeza de pichações, a pintura das estruturas e outras medidas de conservação do espaço.

Veja fotos da revitalização na Praça da Espanha

“Com certeza fica muito mais agradável vir aqui agora que a praça está renovada”, conta a corretora de imóveis Andrea Calábria, vizinha da praça que agora se sente mais confortável para levar os cachorros para passear pela área. Segundo a prefeitura de Curitiba, uma das principais novidades é a pintura da Casa da Leitura Miguel de Cervantes em vermelho e amarelo, cores da bandeira espanhola. A fonte central da praça também recebeu pintura e teve a bomba de água consertada.

De acordo com os moradores, comerciantes e frequentadores do local, as melhorias estéticas, no entanto, não são a parte principal. O que mais alterou a rotina nos arredores foi a presença de um módulo da Polícia Militar (PM) – que fica na praça 24 horas por dia. “É claro que a revitalização é importante, mas a diferença maior é a segurança, que antes estava bem complicada por aqui”, observa o cuidador de idosos Amadeus Filho, que frequenta o local pelo menos duas vezes por semana.

Segundo ele além de inibir a presença de usuários de drogas, o módulo deve ajudar a manter a praça sem novos danos. “A gente imagina que agora não tenha mais pichações frequentes como antes”, exemplifica.

Ainda assim, há quem ache que a praça pode melhorar mais. A babá Louise Viveira, por exemplo, frequenta a praça diariamente, e percebe que mesmo depois das reformas o parquinho não se encontra nas melhores condições. “Não tem muitas opções de brinquedos, apesar de eles estarem em bom estado. A areia do parque costuma ficar bem suja, às vezes chega a ter cacos de vidro”, afirma Louise, que sempre leva a criança que cuida, de dois anos, para passear na praça.

Já com relação ao comércio nas redondezas, a expetativa é grande. Presidente da Associação dos Comerciantes da Região da Praça da Espanha (Ascores), Alaíde Marcolini acredita que a revitalização pode trazer mais turistas, por exemplo. “O que a gente busca, agora, é trazer as pessoas que vêm a Curitiba para conhecer a praça e as suas atrações”, conta Marcolini.

Colaborou: Cecília Tümler

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.