• Carregando...
 | Marco Charneski/Tribuna do Paraná
| Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná

Apesar da fama de ser uma cidade fria, Curitiba bateu seu recorde histórico de temperatura nesta quarta-feira (30). Por volta das 17h, os termômetros da capital chegaram a 35,9ºC, maior número já registrado pelo Instituto Simepar na cidade desde que os dados começaram a ser computados, em 1997.

Daquele ano para cá, a temperatura mais próxima à de hoje registrada foi de 35,5ºC, em fevereiro de 2014. A explicação para o fenômeno, segundo o Simepar, é ausência de chuvas de verão no início da tarde, que em anos anteriores acabavam refrescando a atmosfera. “Este ano até está chovendo, mas essas precipitações têm chegado mais no fim da tarde, quando o pico de calor das 16h já passou”, explica Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.

Além do recorde desta quarta, Curitiba tem enfrentando números altos ao longo de todo o mês de janeiro, que já se consagrou como o mais quente dos últimos cinco anos, com a média das temperaturas máximas em 30ºC, conforme dados do Simepar. Em janeiro de 2014, o segundo colocado no ranking do calor, a média das máximas foi de 29,8ºC

Vai esfriar?

Nos próximos dias, a previsão é de que o abafamento continue, com apenas algumas chuvas esparsas chegando a bairros específicos de Curitiba. No entanto, de pouco em pouco uma acumulação maior de nuvens está se formando, devendo trazer precipitações mais intensas no fim de semana, como explica o Simepar.

A situação só deve mudar de fato no domingo (3), quando a chuva traz os termômetros para baixo: a previsão é de temperatura máxima de 24ºC.

Para quem ficou preocupado com a sensação de abafamento noturna, que dificulta o sono, Jacobsen acrescenta que as madrugadas não irão esfriar tão cedo. Isso significa que há a possibilidade outras de madrugadas como a da última terça (29), que chegou a registrar 26,1ºC.

Litoral

No Litoral do Paraná, o calor é ainda mais intenso do que na capital. Em Paranaguá, a máxima desta quarta-feira chegou a 37 ºC. Também não tem chovido na região, o que explica o abafamento. Por lá, a situação também deve mudar no domingo, com as precipitações intensas chegando, deixando as máximas em cerca de 28ºC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]