• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Cinquenta e uma pessoas foram presas no Paraná nesta sexta-feira (24) suspeitas pelos crimes de homicídio, feminicídio e outros durante a Operação Cronos, do Ministério da Segurança Pública. A ação foi realizada simultaneamente em outros 15 estados e contou com a participação de 6.600 policiais civis de todo o Brasil.

Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial entre os países que mais registram casos de feminicídio em todo o mundo. Coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis (CONCPC), a Operação Cronos, foi definida após uma reunião com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, em julho deste ano.

Leia também: PM confirma que sirene de viatura que atropelou mulher na canaleta estava desligada

“O nosso principal foco é a violência contra a mulher. Temos quantidades menores de mandados de feminicídio porque geralmente eles são cumpridos de forma imediata, a prisão ocorre em quatro dias no máximo”, explicou a delegada Marcia Marcondes, da coordenadoria das Delegacias da Mulher (Codem).

De acordo com a delegada, os mandados cumpridos nesta sexta faziam, em sua maioria, referência a crimes que não culminaram com a morte das vítimas. “Crimes menores, como lesão corporal, ameaça, envolvendo a Lei Maria da Penha, porque os mandados de prisão não saem de maneira imediata”, detalhou.

“Esses mandados são de prisão ou busca e apreensão, e são mandados que estavam pendentes em cumprimento – alguns foragidos e outras buscas realizados porque a vítima relata que o autor das ameaças tem uma arma em casa”, explicou o delegado coordenador da operação no Paraná, Hamilton da Paz.

O nome da Operação está relacionado com a supressão do “tempo de vida da vítima”, reduzido pelo do autor do homicídio/feminicidio.

Números da Operação Cronos

Presos por homicídios – 1

Presos por feminicídio – 4

Presos Maria da Penha – 23

Presos por outros crimes – 18

Presos em flagrante – 5

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]