• Carregando...
Sujeira acumulada após jogo que consagrou Atlético-PR como campeão da Sul-Americana, em Curitiba | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Sujeira acumulada após jogo que consagrou Atlético-PR como campeão da Sul-Americana, em Curitiba| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O título inédito do Athletico na Copa Sul-Americana, ao vencer nos pênaltis a equipe colombiana do Junior Barranquilla na noite de quarta-feira (12), deixou um rastro de lixo no entorno da Arena da Baixada, no bairro Água Verde, em Curitiba. A sujeira era tanta que atrapalhou o comércio na manhã desta quinta-feira (13). Com tantas garrafas, copos, sacos plásticos, restos de comidas e urina em suas portas, muitos comerciantes só conseguiram abrir as lojas após limparem toda a imundície.

A partida começou às 21h45 de quarta e se estendeu até 1h de quinta por causa da prorrogação e disputa de pênaltis. Mas a festa da torcida se estendeu madrugada adentro nas ruas próximas do estádio, deixando verdadeiras pilhas de lixo nas portas do comércio e residências. Além dos 40 mil torcedores que bateram o recorde de público da Arena, uma multidão acompanhou a final do lado de fora do estádio, na Praça do Atlético e nos bares em volta. Na manhã desta quinta, com o sol já a pino, a festa ainda continuava nas redondezas da Baixada.

Leia mais: PM a caminho da decisão na Arena da Baixada salva policial civil de assalto

“Foi o caos!”

O despachante Rubens Lobato, de 56 anos, teve bastante trabalho para abrir o escritório por causa da bagunça da torcida. Além de ter de esfregar com água sanitária a fachada do estabelecimento, imunda com urina e restos de cerveja, o despachante foi avisado por vizinhos que um grupo de athleticanos chegou a subir no telhado do imóvel na comemoração do título. “Vou ter que mandar alguém subir lá para ver. Com certeza quebrou telha. Foi um caos”, relata Lobato, que por causa da decisão baixou as portas do escritório duas horas mais cedo no dia do jogo, às 16h, quando a torcida começou a se concentrar na Praça do Athletico.

Veja também - Por pouco balão não causa tragédia com caminhões-tanque em Araucária

Em uma loja também na Rua Brasílio Itiberê a situação era ainda mais degradante. “A sujeira sempre acontece em dias de jogo, mas dessa vez extrapolou”, reclama o proprietário do comércio, que não quis se identificar. As dezenas de garrafas e copos que ficaram em frente da loja atrasaram em quase duas horas o início do expediente. Até que os garis chegassem para recolher o lixo, era impossível abir as portas para os clientes, afirma o comerciante.

  • Sacos de lixo acumulados durante limpeza nos arredores da Arena da Baixada, nesta quinta, após final da Sul-Americana que deu vitória ao Atlético-PR
  • Limpeza da Praça Afonso Botelho (Praça do Atlético) na manhã desta quinta (13), após o jogo entre Atlético- PR e o time colombiano Junior Barranquilla pela final da Copa Sul-Americana
  • Esquina entre as ruas Madre Maria dos Anjos e Brasílio Itiberê: cruzamento era um dos mais sujos na manhã desta quinta (13)
  • Rua Dr. Pedro Mena Barreto Monclaro, sede da torcida organizada do Atlético-PR: além de sujeira, via ainda tinha torcedores em comemoração na manhã desta quinta-feira

“Isso é realmente uma situação bem delicada para nós aqui do entorno. E, lamentavelmente, o poder público parece muito conivente com isso tudo porque não tem nenhuma medida para evitar isso. E estamos falando de um estádio de porte de Copa do Mundo”, reclama o dono da loja. No Mundial de 2014, o estádio do Athletico recebeu quatro partidas da primeira fase.

Ao longo da manhã desta quinta, uma equipe de garis trabalhavam na praça e nas ruas do entorno da Arena da Baixada. Funcionários do Athletico também ajudavam na limpeza.

Em nota, a prefeitura de Curitiba afirma que não houve descaso no serviço da limpeza pública. O município afirma que, como determina a legislação, a limpeza após grandes eventos é de responsabilidade dos organizadores. “Apesar disso, o município providenciou equipes de limpeza, que atuaram após o final do jogo. Dentro da escala de trabalho do setor, essas equipes fazem parte do terceiro turno de serviço. O trabalho foi prejudicado em razão do grande número de torcedores que permaneceu nas vias madrugada adentro”, explica a prefeitura. Com isso, o serviço precisou ter continuação na manhã desta quinta, com as equipes que fazem parte do primeiro turno de serviço.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]