• Carregando...
Manifestantes comemoram a condenação do ex-presidente nas proximidades da Justiça Federal. Foto: Lineu Filho/Gazeta do Povo |
Manifestantes comemoram a condenação do ex-presidente nas proximidades da Justiça Federal. Foto: Lineu Filho/Gazeta do Povo| Foto:

A condenação do ex-presidente Lula pelo juiz Sergio Moro no caso do tríplex virou motivo de festa para os grupos de apoio à Operação Lava Jato em Curitiba. Grupos como o Movimento Brasil Livre (MBL), Vem pra Rua e Curitiba Contra a Corrupção promoveram um ato em frente à Justiça Federal na noite desta quarta-feira (12) para comemorar a decisão. Após uma intensa queima de fogos, coxinhas e pedaços de bolo foram distribuídos às pessoas que foram ao ato. Para finalizar, um champanhe foi estourado no Ahú.

VÍDEO: Grupos organizam comemoração no Ahú

FOTOS: Comemoração pela condenação de Lula em Curitiba

De acordo com a coordenadora do MBL na capital paranaense, Denise de Souza, a ideia era reunir pessoas para celebrar o que ela chama de “um ato de justiça”. “Vamos levar bandeiras e apitos. É uma comemoração a esse ato de justiça”, explica. “É uma vitória nossa”. O “Pixuleco”, boneco inflável com a figura do ex-presidente Lula com roupas de presidiário, também esteva na comemoração.

Coxinha é o petisco oficial do atoDurval Ramos/Gazeta do Povo

A expectativa da coordenadora era de que entre 400 e 500 pessoas fossem até o prédio da Justiça Federal nesta quarta. Além dos grupos organizados, Denise esperava ainda que moradores das proximidades do ato integrassem o movimento. Junto com o MBL, Vem pra Rua e Curitiba Contra a Corrupção, membros do Mais Brasil, Laços, Intervencionistas, Praça da Justiça e do Lava Togas também participaram. No entanto, aproximadamente 70 pessoas participavam ativamente do ato.

A advogada Paula Milani, integrante do Acampamento Lava Jato, contou que a movimentação para ir ao prédio da Justiça Federal começou logo após a divulgação da condenação. “A gente está aqui com um gosto de vitória pela própria condenação do Lula e pelo comportamento desrespeitoso e pouco ético dele e dos seus advogados no depoimento que fez para o Moro. Viemos comemorar a justiça sendo feita e não queremos só a prisão do Lula. Queremos cadeia para todos os corruptos”, comenta.

Brinde pela condenação do ex-presidenteDurval Ramos/Gazeta do Povo

Assim como ela, o analista de recursos humanos Cristiano Roger, coordenador do Curitiba Contra a Corrupção, reafirmou o não compromisso dos grupos envolvidos no ato de hoje com partidos políticos. “Queremos prisão para todos, mas acreditamos que se o Lula for preso, não haverá impunidade para mais ninguém”, afirma.

Trânsito

Segundo Denise, do MBL, a expectativa era de o trânsito não fosse afetado. Mas uma das faixas da Avenida Anita Garibaldi foi bloqueada pelos manifestantes quase no entroncamento com a Benjamín Zilli, por volta das 18h20. “O grupo vai ficar em cada um dos lados da calçada, balançando bandeiras e pedindo para o pessoal que passa por ali buzinar em apoio”, afirma. Apesar da interdição da faixa, o trânsito não ficou bloqueado. Uma pequena fila se formou em alguns momentos, principalmente por causa dos carros que paravam para tirar fotos com os manifestantes.

O ato foi bastante tranquilo. Mesmo com os gritos e xingamentos contra o Partido dos Trabalhadores, o ex-presidente Lula e apoiadores, a manifestação não registrou nenhum incidente. Pelo menos três viaturas da Polícia Militar acompanharam o ato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]