• Carregando...
Higienização de veículo da prefeitura de Curitiba contra o coronavírus
Veículo da prefeitura passa por higienização contra o coronavírus.| Foto: Valdecir Galor/SMCS

Curitiba, que segue em bandeira amarela do protocolo de prevenção ao coronavírus, tem registrado queda em diversos indicadores da pandemia. É o que mostram os últimos boletins da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Entre os índices que vêm apresentando reduções, está a média móvel de novos casos confirmados de Covid-19, que é 244,9 nesta sexta-feira (16) – menos da metade do registrado na semana do dia 20 de julho. “Isso confirma a tendência de queda de casos novos em moradores de Curitiba nas últimas semanas”, comemora a Marion Burger, médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Além dos casos confirmados, a quantidade de mortes provocadas pela doença também caiu, por semana de ocorrência. A SMS informa que em julho, a média semanal foi de 100 óbitos por Covid-19, e desde setembro, o índice diminuiu para 50 a cada semana.

O total de casos ativos de Covid-19 – aqueles em que o paciente está em fase de transmissão da doença também tem diminuído nas últimas semanas. Nesta sexta-feira, Curitiba tem 2.975 casos ativos. No dia anterior, o número era ligeiramente menor, de 2.958 e há uma semana, a capital contava com 3.329 casos ativos.

Nesta sexta-feira, ainda segundo os painéis da SMS, a taxa de replicação da doença (Rt) – que mostra para quantas pessoas um paciente pode transmitir o vírus Sars-Cov-2 – é de 0,96. Há sete dias o Rt era de 0,91 na cidade. Valores considerados positivos pelas autoridades de saúde, por estarem abaixo de 1 – o que significa que um infectado com a Covid-19 está transmitindo a doença para menos de uma pessoa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]