• Carregando...
Tradição e fé: veja como foi a montagem do tapete de Corpus Christi em Curitiba
Tradição e fé: veja como foi a montagem do tapete de Corpus Christi em Curitiba| Foto: Alexandre Mazzo/ Gazeta do Povo

As celebrações de Corpus Christi ocorrem na manhã desta quinta-feira (20) em Curitiba com a confecção dos tradicionais tapetes, missas e procissões. A expressão latina Corpus Christi significa “Corpo de Cristo” e trata-se de uma comemoração católica, cujo nome litúrgico completo é Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

Na capital paranaense, um tapete gigante, feito principalmente com serragem colorida, começou a ser montado logo cedo, estendido no chão da Praça Tiradentes até a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.

Após a finalização do tapete, uma missa será realizada na Praça Tiradentes, às 14h30. Na sequência, às 15h, os fiéis seguem em procissão pelo mesmo trajeto.

  • Montagem do tapete de Corpus Christi na região central de Curitiba
  • Confecção do tapete de Corpus Christi começou cedo em Curitiba
  • Montagem do tapete de Corpus Christi em Curitiba
  • Tapete de Corpus Christi é gigantesco em Curitiba
  • Montagem do tapete de Corpus Christi em Curitiba
  • Grupos de jovens participam da celebração.

A caminhada vai até a Praça Nossa Senhora de Salete e está prevista para se encerrar por volta das 17h. Após a procissão, um show de encerramento será realizado na praça que fica em frente ao Palácio Iguaçu. Por isso, o trânsito na região ficará fechado das 17h às 20h.

Durante a programação, ruas serão bloqueadas e linhas de ônibus alteradas. Veja aqui todos os detalhes.

O significado de Corpus Christi

A data veio ao encontro da ausência de uma comemoração no calendário litúrgico da Igreja Católica dedicada especialmente à exaltação da Eucaristia, o pão e o vinho que, segundo a fé católica, ao serem consagrados na missa com a repetição do gesto e das palavras de Jesus na última ceia, o tornam presente de modo “verdadeiro, real e substancial: com o seu Corpo e o seu Sangue, com a sua Alma e a sua Divindade” (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, n. 282).

É feriado ou não?

Oficialmente, o dia de Corpus Christi – assim como o Carnaval e a Sexta-feira Santa – não é um feriado nacional. A legislação brasileira delega aos estados e municípios a instituição de outros feriados – não mais que quatro –, além daqueles decretados na lei nº 10.607/2002.

Contudo, tradicionalmente, o dia de Corpus Christi é adotado como feriado, como em Curitiba, ou no mínimo ponto facultativo, por quase todos os municípios do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]