• Carregando...
Tempo deve virar nesta semana ao Paraná, mas recomendação é evitar o banho de chuva | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Tempo deve virar nesta semana ao Paraná, mas recomendação é evitar o banho de chuva| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Coloque de lado aquela ideia de uma chuva corroendo lataria de automóveis e matando plantas. A chuva ácida que pode cair neste fim de semana em vários municípios do Paraná – como alertado pela Defesa Civil nesta terça-feira (26) – nada mais é do que, como o próprio nome diz, uma precipitação com grau de acidez pouco mais alto do que o comum, mas ainda assim incapaz de causar grandes problemas.

Leia também: Primavera mais quente marca início da alta temporada dos parques de Curitiba

Esse tipo de fenômeno é mais comum em regiões altamente industrializadas, como São Paulo, onde a concentração de poluentes por causa das fábricas é maior. No entanto, mesmo nesses locais em que o índice de poluição é maior, o impacto de uma chuva ácida não passaria de um desgaste leve na pintura dos carros, deixando-os com menor brilho.

Ainda assim, a chuva está dando o que falar em Curitiba, principalmente por causa da estiagem de mais de 30 dias que aumenta as chances do fenômeno. Com o tempo seco, os gases poluentes ficam concentrados na atmosfera, o que faz com que o nível de acidez aumente.

“A chuva basicamente é uma forma de lavar a atmosfera. Como não chove, os poluentes ficam presos no ar. A concentração deles fica um pouco mais alta, mas o nome é mais pavoroso do que o fenômeno”, explica o engenheiro ambiental Alessandro Bertolino, professor do curso de Engenharia Ambiental da PUCPR.

De acordo com ele, ameaça a algum tipo de ser vivo só ocorreria se houvesse um período de estiagem muito maior e a região estivesse sob uma concentração gigantesca dos gases poluentes associados à chuva ácida (gás carbônico e óxidos de enxofre e nitrogênio), o que é raro. “No caso do gás carbônico, temos uma concentração maior principalmente por causa das queimadas de ultimamente”, lembra.

Mas mesmo assim, o banho de chuva continua desaconselhado principalmente para pessoas com pele mais sensível e normalmente mais ressecada, já que elas podem desenvolver algumas irritações ou alergias. “Se pegar um pouco de chuva, claro que não faz mal. O que não se aconselha é ficar tomando chuva por muito tempo. Mas também ninguém vai ficar tomando chuva por três dias”, observa o engenheiro.

A previsão do Simepar é que a chuva chegue em Curitiba nesta quinta-feira (28), mas cresça em volume até o fim de semana. No sábado, a chuva deve predominar o dia todo, até mesmo com chances de raios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]