• Carregando...
Buracos são berços para o plantio de araucárias. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/
Buracos são berços para o plantio de araucárias.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/

Dezessete crateras com dois metros e meio de profundidade estão chamando a atenção de quem frequenta o Jardim Botânico, em Curitiba. Para quem passou pelo parque da última sexta-feira (11) até esta quarta-feira (16) ficou intrigado com os buracos, aqui vai a explicação: são berços para o plantio de araucárias, segundo Marcelo Brotto, engenheiro florestal do Botânico.

Veja fotos das crateras no Jardim Botânico

As escavações são o início de um projeto que irá trazer espécies de araucárias de vários lugares do mundo ao parque. “Por enquanto estamos plantando cinco tipos diferentes, originários de lugares como Chile, Argentina, e Austrália. Mas ao todo existem 18 espécies dessa planta”, explica o engenheiro . Segundo Brotto, a área de plantio compreende a nova coleção de vegetais do parque, que será chamada de Araucárias do Mundo.

Com diferenças de cores, formatos e tamanhos, as árvores serão colocadas nas covas na segunda quinzena de setembro, época em que as geadas já devem passar longe da cidade. Até lá, o adubo colocado nos berços ficará assentando e se integrando ao solo, que por si só não é dos mais amigáveis para o plantio de araucárias: “Fizemos esses berços justamente porque o solo do Jardim Botânico não é muito fértil. Assim, temos espaço para colocar o adubo, que espalha nutrientes para as plantas”, esclarece o engenheiro.

Divulgação/SMCS

As espécies das novas araucárias já poderão ser identificadas alguns meses após o plantio, mas assumem a forma adulta apenas daqui a 10 anos, quando devem chegar a 10 metros de altura . Depois disso, porém, Curitiba ainda terá muito tempo para apreciá-las: conforme Brotto, se bem cuidadas as araucárias podem durar mais de 100 anos.

Para fazer as covas, a prefeitura de Curitiba usou um veículo chamado de caminhão transplantador - que também chamou a atenção de quem estava no parque.

A coleção Araucárias do Mundo irá ocupar o terreno do lado esquerdo da estufa do Jardim Botânico.

Divulgação/SMCS

18 espécies

Segundo o engenheiro florestal, a araucária é uma espécie de árvore muito antiga, típica do Hemisfério Sul. “Ela data da época em que os continentes ainda não eram separados, por isso as 18 espécies podem ser encontradas tanto na Austrália e quanto na América do Sul”, conta . Hoje, a araucária está em perigo crítico de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Coleções

Conforme a prefeitura de Curitiba, a Araucárias do Mundo será a sétima coleção vegetal do Jardim Botânico. Atualmente, estão ativas as exibições Floresta Atlântica, Palmeiras Brasileiras, Floresta Estacional, Arbustos dos Campos do Paraná, Exóticas e Ameaçadas de Extinção. O novo grupo de plantas é resultado do trabalho da Comissão Especial Permanente para pesquisa, implantação e manutenção das coleções vivas do Jardim Botânico Municipal de Curitiba.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]