i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Especial Crise Hídrica

Cavas do Iguaçu reforçam abastecimento de água na RMC

  • Katia BrembattiPor Katia Brembatti
  • 28/05/2020 21:12
Sistema emergencial de captação de água em cava foi instalado pela Sanepar em Fazenda Rio Grande.
Sistema emergencial de captação de água em cava foi instalado pela Sanepar em Fazenda Rio Grande.| Foto: Divulgação/Sanepar

As cavas do Iguaçu – conhecidas como locais impróprios para banho, por causa do perigo real de afogamento – estão nos planos da Sanepar como fonte de água para a população durante o período de severa estiagem. É que as represas e os rios que abastecem Curitiba e Região Metropolitana estão com níveis bem baixos, por causa da estiagem prolongada que afeta o Paraná, sem que haja perspectiva de melhora nos próximos meses.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsAPP

O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Júlio Gonchorosky, explica que um sistema de bombeamento e tubulações será usado para levar a água das cavas para as estações de tratamento. Os equipamentos já existem e foram usados para fazer o mesmo processo em 2006, quando a região também experimentou um longo período com chuvas abaixo da média.

Localizadas em Curitiba e São José dos Pinhais, as cavas fazem parte de um sistema de várzea, que se assemelha às funções naturais do mangue, no litoral. As do Iguaçu inclusive recebem as águas do rio Belém, que corta a capital. Em Fazenda Rio Grande, por causa de um derramamento criminoso de combustível, que prejudicou ainda mais o abastecimento local, cavas já estão sendo usadas como fonte de água para a população, a partir de sistemas de bombeamento.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • P

    peace!

    ± 0 minutos

    vão beber daquela agua?? viu no que dá desmatar?? proximo passo é beber mijo!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso