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Área de espera para motos foi pintada no cruzamento entre as ruas Marechal Deodoro e Marechal Floriano .
Área de espera para motos foi pintada no cruzamento entre as ruas Marechal Deodoro e Marechal Floriano .| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A esquina da Rua Marechal Deodoro com a Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Curitiba, ganhou um espaço exclusivo para motos na área da parada do sinaleiro. A sinalização - que já existe em um cruzamento no bairro Tarumã - foi implantada pela Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) na madrugada do último sábado (27) a pedido da própria Associação dos Motociclistas da cidade, com a intenção de melhorar a segurança no trânsito da região. E a prefeitura já adianta que mais áreas como esta sairão do papel.

Com as motocaixas - também chamadas de motoboxes -, as motocicletas ficam à frente dos carros no cruzamento, dentro de uma sinalização específica. Segundo a Setran, a proposta é inspirada na cidade de São Paulo, onde a implantação das áreas reduziu o número de acidentes com motos.

Por isso, a pasta destaca que, além de organizar melhor o fluxo de veículo na parada semafórica, a área também vem como uma resposta ao número de mortes em acidentes envolvendo motocicletas na capital - a categoria ficou na ponta das causas de vítimas fatais no trânsito em Curitiba no ano de 2018, com 61 mortes.  “O número de mortes com motos foi superior ao com atropelamentos. Precisávamos fazer algo para deixar o trânsito mais seguro para os motociclistas”, ressalta a superintendente de Trânsito Rosângela Battistella.

Mais áreas virão

Ainda conforme a superintendente, a escolha do cruzamento entre as Marechais teve influência do pedido feito pela Associação dos Motociclistas, mas também, mas também levou em conta o crescimento dos serviços de entrega por motos, principalmente por aplicativos, o que demanda mais organização no fluxo da região central. "Aumentou o número de demanda de por conta dos aplicativos, que entregam comidas e documentos agora”, observa a superintendente.

A ideia é de que, como a área exclusiva fica em um cruzamento de grande movimento, o projeto ganhe visibilidade e já oriente os condutores para as próximas áreas.

De acordo com a Setran, a prefeitura já estuda a implantação dos motoboxes em outras vias da cidades. Estão sob análise as ruas Raul Pompéia, no Fazendinha, e Raphael Papa, também no Tarumã, além da Linha Verde - pontos que apresentam um número alto de acidentes envolvendo motocicletas.

Além dessas, também há o planejamento para colocar as motoboxes em vias movimentadas na capital, com a Visconde de Guarapuava, a Silva Jardim e em toda a Victor Ferreira do Amaral, em todos os cruzamentos com semáforos. “Nós temos que fazer uma sequência , porque um cruzamento isolado não vai dar um indicativo de redução de acidentes”, enfatiza Rosângela.

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