• Carregando...
Segundo a Defesa Civil, foram 11,2 milhões de mensagens enviadas somente para Curitiba e região | Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
Segundo a Defesa Civil, foram 11,2 milhões de mensagens enviadas somente para Curitiba e região| Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Curitiba e região metropolitana concentram mais da metade de todos os alertas meteorológicos emitidos pela Defesa Civil do Paraná via SMS em 2018. Até o fim de setembro, foram 497 avisos apenas para a capital, São José dos Pinhais e demais municípios da região. Em comparação, foram 823 alertas em todo o estado no período.

O sistema de alerta via mensagem de texto para celulares foi criado em outubro de 2017 e acaba de completar um ano de operação, com mais de 370 mil usuários cadastrados . Em 2018, como aponta o capitão Romero Nunes da Silva Filho, chefe do setor operacional da Defesa Civil no estado, foram disparadas aproximadamente 32,9 milhões de mensagens de alertas em todo o Paraná, sendo 11,2 milhões somente para Curitiba e arredores. Esse número é quatro vezes maior do que o total de SMS disparados para Maringá, a segunda colocada nessa lista. No município da região norte, 2,7 milhões de mensagens foram enviados para alertar dos 246 avisos de mau tempo na região.

Confira: Litoral do Paraná tem alerta de ressaca e ondas devem chegar a 2,5 metros

A contagem feita pela Defesa Civil traz algumas sobreposições, o que justifica o número relativamente alto. Isso significa que um mesmo alerta de temporal enviado para Curitiba e São José dos Pinhais, por exemplo, é computado duas vezes. É por isso que, em apenas nove meses, o total de avisos enviados é maior do que o número de dias em um ano. Isso não diminui, porém, o impacto no número de alertas enviados para a capital — o início do ano foi marcado justamente por tempestades e alagamentos em diferentes pontos da cidade.

Preparando a população

Os alertas mais recorrentes são de vendavais e granizos, mas são os alagamentos e enxurradas que preocupam a Defesa Civil. Como destaca o capitão Romero, o sistema de avisos foi criado justamente para orientar a população que mora em regiões próximas de rios e áreas de inundação. “É importante ressaltar que o alerta não é a solução de todo o problema. Ele é um meio que vem a compor uma estrutura para prevenção dos desastres. Avisamos a população e também notificamos as instituições de socorro, como o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil municipal”, destaca. Outra notificação importante é do alerta de raios, que passam a ser mais frequentes nessa época do ano e podem surpreender os paranaenses que viajam ao litoral.

Além dos avisos via SMS, os alertas também são publicados nas redes sociais oficiais da Defesa. Por causa disso, o feedback dos avisos fica por conta dos comentários nas postagens. “Soubemos, por exemplo, de pessoas que evitaram sair naquele horário por causa da chuva ou que um motoboy que se protegeu do granizo pelo aviso”, avalia o oficial.

Veja também: Por que você recebe alertas de tempestade da Defesa Civil do PR e às vezes não chove?

Como funciona

O processo da emissão dos alertas requer certa demora. Primeiro, o Simepar emite as previsões meteorológicas, considerando o mapeamento das áreas de risco. Depois, a Defesa Civil complementa com dados do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd) para então elaborar o alerta. Por conta dessas etapas, nem sempre o evento se concretiza.

Quem quiser receber o alerta, basta enviar uma SMS com o número do CEP para o número 40199. Todo o serviço é gratuito. Qualquer dúvida e para maiores informações, como orientações para desastres naturais, é só acessar o site da Defesa Civil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]