• Carregando...
Vacinas estão disponíveis em 110 unidades de saúde da capital paranaense. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Vacinas estão disponíveis em 110 unidades de saúde da capital paranaense.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba divulgou um alerta à população para manter a vacinação em dia, tanto para a dupla adulto (dT), e especialmente para a febre amarela.

As duas vacinas estão disponíveis nas 110 unidades de saúde da capital. A dupla adulto, que protege contra difteria e tétano, pode ser aplicada durante todo o expediente. Já a imunização contra a febre amarela é aplicada em unidades diferentes a cada dia. O cronograma especial pode ser consultado no site da prefeitura.

Leia mais: Curitiba recebe mutirão de cirurgias de orelhas em abano

O alerta da SMS para a febre amarela se deve à época do ano, com as altas temperaturas e mais pessoas circulando pelo país. No ano passado, durante o verão, houve uma epidemia da doença no Brasil. E mesmo que Curitiba esteja fora da área de risco, há uma orientação do Ministério da Saúde para vacinar pessoas entre nove meses e 59 anos de idade, independentemente da região.

A Secretaria de Saúde lembra que quem já tomou essa vacina uma vez, não precisa refazê-la. Se a pessoa não tiver certeza, a orientação é para que se dirija a uma unidade de saúde e buscar a imunização.

Alerta na divisa com São Paulo

Se Curitiba está fora da área de risco, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná alertou para o aumento de casos de febre amarela em municípios do Vale do Ribeira, na divisa com São Paulo.

De acordo com o setor de Vigilância em Saúde, já foram registrados casos da doença em Iporanga, Eldorado e Registro, cidades vizinhas ao Paraná, inclusive com óbitos. Por enquanto, porém, não há registro de circulação do vírus no estado.

Para afastar o risco de a febre amarela entrar no Paraná, o governo vai intensificar a oferta da vacina e a busca de interessados em comunidades rurais afastadas das áreas urbanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]