• Carregando...
Cai a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos em Curitiba
| Foto: Gerson Klaina/Gerson klaina
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

Poucos minutos após a obrigatoriedade do uso geral de máscaras ter sido derrubado na Câmara de Vereadores, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, baixou um novo decreto liberando os moradores da capital do uso das máscaras em locais abertos. O texto, publicado nesta quinta-feira (17), mantém a cidade sob bandeira amarela e adota regras contidas na legislação estadual definida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quarta-feira (16).

Pelas novas regras, o uso de máscaras ainda será exigido daqueles que estiverem em ambientes fechados. A exceção, assim como no decreto estadual, são as crianças menores de 12 anos, que estão expressamente desobrigadas do uso do acessório. Locais onde há uma aglomeração natural de pessoas, como pontos de ônibus, terminais e a Rodoferroviária também seguem com o uso obrigatório da máscara. O acessório também deve ser utilizado por aqueles que tiverem sintomas manifestos da Covid-19.

Procurada pela Gazeta do Povo, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Curitiba informou que não há mais nenhuma possibilidade de sanção ou multa em caso de descumprimento dessas normas. De acordo com a assessoria, quem estiver sem máscaras no local onde o uso ainda é necessário será orientada a colocar o acessório, mas não serão multadas se não o fizerem.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda, mas não obriga, o uso de máscaras em locais abertos por pessoas imunossuprimidas e por todos aqueles que ainda quiserem usar o acessório. A recomendação se dá principalmente para aqueles locais onde não seja possível manter o distanciamento social.

“O fato de não ser obrigatório não significa dizer que as máscaras estão proibidas em locais abertos. Todos que quiserem continuar usando podem e devem fazê-lo, principalmente aqueles com condições de saúde mais vulnerável. Em situações em que o distanciamento social fica prejudicado, mesmo em ambiente aberto, a recomendação é manter o uso da máscara”, declarou a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Dados mostram tendência de recuo da pandemia

Os dados epidemiológicos analisados pela Saúde no município não apontaram tendência de alta na pandemia entre os dias 9 e 15 de março, último período avaliado. A média móvel de casos ativos teve queda de 48,6% na última semana em relação ao período anterior de 14 dias. Houve queda também nas médias móveis de casos por data de divulgação (-51,6%) e de mortes (-41%).

A positividade de testes de Covid-19 na cidade chegou a 51,8% em janeiro. Depois desse recorde, o índice caiu para 40,5% em fevereiro e em março atingiu o patamar de 16,8%. As taxas de ocupação dos leitos hospitalares seguem a mesma tendência, e estavam em 38% para os leitos de UTI SUS e em 47% para os leitos de enfermaria.

Curitiba segue em regime de bandeira amarela; veja como ficaram as regras vigentes na capital:

  • Fica obrigatório o uso de máscara para todos que estiverem em ambientes fechados, exceto crianças menores de 12 anos.
  • Fica obrigatório o uso de máscara para todos os cidadãos com sintomas respiratórios, em ambientes abertos e fechados.
  • Fica obrigatório o uso de máscara em pontos de ônibus, terminais e Rodoferroviária.
  •  Todos os estabelecimentos deverão cumprir o Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba e as orientações, protocolos e normas da Secretaria Municipal da Saúde, no que se refere à prevenção da contaminação e propagação do novo Coronavírus.

Em vídeo, Greca reforçou medidas sanitárias

Greca publicou um vídeo no qual explica que o uso das máscaras segue sendo exigido dentro dos ônibus e nos locais fechados. O prefeito também reforçou a necessidade de se higienizar as mãos, manter o distanciamento e evitar aglomerações. “A imunização está crescendo, e o número de internações está diminuindo. Nós temos perspectiva de remissão da pandemia”, destacou Greca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]