• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Um núcleo especializado no atendimento ao turista começou a funcionar no 12.º Distrito Policial (DP), no bairro Santa Felicidade - um dos principais pontos turísticos de Curitiba pelos restaurantes de comida italiana. Criado por meio de resolução da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp), o setor foi inaugurado em 23 de abril com atribuição de agilizar a apuração de crimes contra turistas – nacionais ou estrangeiros. Pelo menos um agente bilíngue deverá ser deslocado para atuar nesse setor da delegacia.

Segundo a delegada-titular do 12.º DP, Patricia Conceição Nobre Paz, a criação do núcleo era uma demanda antiga dos moradores de Santa Felicidade, que agora deve atender toda a capital. “O objetivo é facilitar o atendimento às pessoas que visitam Curitiba e sofrem algum tipo de crime, principalmente quando há roubo de documentos”, afirmou a delegada. Mas para que esse setor esteja 100% funcionando, ainda deverá passar por melhorias nos próximos meses. “O atendimento já começou. Mas ainda estamos realizando os procedimentos para destacar um agente bilíngue para cá”, afirma a delegada.

Leia também: Mais um supermercado faz promoção de produtos a R$ 1 em Curitiba

Patrícia explicou que o espaço dedicado ao atendimento ao turista será ampliado no 12.º DP em breve. Mas, para que isso aconteça, será necessário que os serviços do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR)sejam transferidos da delegacia para a Rua da Cidadania do bairro. “Por enquanto, estamos funcionando em uma sala menor”. De acordo com a delegada, o atendimento aos turistas não deve interferir nos demais realizados no local, mesmo sem previsão de aumento no número de agentes.

Todos os turistas – independente do bairro que visitem – devem ser atendidos na delegacia de Santa Felicidade. Antes do núcleo, caso houvesse alguma ocorrência, era preciso procurar a Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), no bairro Jardim Botânico. “Com tudo centralizado em Santa Felicidade, os turistas terão orientações e encaminhamentos adequados a cada caso, inclusive para reposição de documentos pessoais de identificação”, salientou.

Veja também: Obras na região de novo shopping de Curitiba causam bloqueio e mudanças no trânsito

O endereço do 12.º DP é Avenida Manoel Ribas, 6693, em Santa Felicidade. O telefone é (41) 3370-1200.

Modelo inspirado em Foz do Iguaçu

A Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (Acisf) explicou que a demanda por um setor do turista no 12.º DP foi baseada no modelo que existe em Foz do Iguaçu, um dos principais pólos turísticos do Brasil, no Oeste do Paraná. “Reivindicamos esse modelo, de atendimento preferencial, porque Curitiba tem um volume significativo de turistas. Tínhamos essa referência de Foz e achamos que também vai funcionar muito bem aqui, no sentido de melhorar os índices de criminalidade na região”, disse Thaiza Campestrini, presidente da Acisf.

Segundo a presidente da Acisf, 115 comerciantes locais participam ativamente das questões que envolvem a segurança no bairro. “Além da conquista do núcleo para o turista, outra ação que tem gerado resultado positivo é o compartilhamento de imagens das câmeras externas do comércio com a polícia. Com isso, nos últimos oitos meses, as ocorrências policiais reduziram em Santa Felicidade”, afirmou.

Para quem vive a rotina do comércio de Santa Felicidade, tudo que tem relação com a melhoria da segurança é bem-vindo. “Eu já fui assaltada e sei o quanto é importante encontrar apoio nessa hora. Acredito que esse atendimento direcionado vai ajudar”, apontou a vendedora Lenira Castro, 39 anos, que foi criada no bairro e trabalha em uma loja de chocolates, na Avenida Manoel Ribas. Segundo ela, os pequenos crimes são os que mais acontecem na região, como roubo de celular, de dinheiro e até assaltos isolados às lojas. “O prejuízo acaba sendo pequeno, mesmo assim, a gente fica preocupada, não quer que isso aconteça com ninguém, nem com turistas, nem com moradores”, ponderou Lenira.

Planejamento

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O registro de visitas organizado pela vinícola Vinhos Durigan, importante parada turística de Santa Felicidade, teve peso na hora de definir o bairro de instalação do núcleo de atendimento ao turista. Segundo o gerente do estabelecimento, Gerson Luiz Miola, a vinícola recebeu três milhões de turistas em 2017, vindos de todas as partes do Brasil e do mundo. “Essa é a média anual. Ela costuma variar de acordo com o turismo de negócios na capital e com o número de feriados prolongados, mas não há como negar que o bairro de Santa Felicidade é um polo turístico muito forte”, ressaltou Miola.

Segundo a Acisf, os números da Durigan só reforçam a necessidade de buscar ações que protejam o turista em Curitiba. “Vamos continuar batalhando para que o bairro e a cidade se mantenham seguros e muito frequentados”, disse Thaiza Campestrini, presidente da associação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]