• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A primeira geada do ano já tem data para chegar no Paraná. Segundo o Instituto Simepar, o fenômeno deve acontecer na próxima segunda-feira (21), com probabilidade maior para aparecer no interior do estado. E, apesar de ainda ser muito cedo para definir com toda a certeza, Curitiba também pode estar no radar da geada no mesmo dia, quando a temperatura mínima está prevista para 4ºC.

“Ainda é preciso aguardar para ter a certeza absoluta, mas o primeiro fator para a geada acontecer, que é temperatura menor que 5ºC, já está praticamente confirmado na capital”, explica o meteorologista Samuel Braun, do Simepar. Segundo Braun, outros fatores que fazem com que o dia amanheça esbranquiçado são o céu limpo – o que também tem probabilidade de acontecer em Curitiba - a ausência de ventos fortes e pouca umidade.

Leia também: Temperaturas devem despencar em Curitiba no fim de semana

Justamente a questão da umidade e nuvens, que na capital acabam aparecendo com frequência devido à proximidade com o oceano, é o que costuma manter a geada mais longe da cidade. Isso, porém, não acontece no interior, onde a possibilidade da geada para o início da próxima semana é maior, de acordo com o meteorologista. “O que a gente não pode ainda é dizer se vai ser de intensidade forte, média ou fraca”, lembra o especialista.

Apesar de haver possibilidade de mudança do tempo até lá, é a passagem de duas frentes frias pelo estado que indica a chegada do gelo na segunda-feira. Uma delas faz chover em Curitiba logo nesta quarta-feira (16), e a outra entre a sexta-feira (18) e o sábado (19).

Alerta geada

Para informar com mais precisão sobre a chegada do fenômeno, o Simepar disponibiliza em seu site, entre maio e setembro deste ano, uma ferramenta chamada de “Alerta Geada”. A função avisa com antecedência de 72h a 24h as cidades e a intensidade da geada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]