• Carregando...
Curitiba prorroga bandeira vermelha após colapso de hospitais na pandemia
| Foto:

A prefeitura de Curitiba vai prorrogar o lockdown até 28 de março. A decisão foi anunciada pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (19) ao lado de outras autoridades da saúde. A decisão foi tomada após os hospitais públicos da capital colapsarem por sobrecarga de pacientes com Covid-19 na quinta-feira.

O novo decreto substitui o anterior, que venceria na madrugada de domingo para segunda. O texto entra em vigor ainda nesta sexta-feira, diz a prefeitura, com algumas alterações. O take away para restaurantes, por exemplo, foi liberado.

Durante a coletiva, o prefeito anunciou que as cidades do primeiro anel da região metropolitana de Curitiba (as que são limítrofes à capital, como Colombo, Pinhais, São José dos Pinhais e Campo Largo) devem seguir as mesmas medidas restritivas. Greca se reuniu pela manhã com membros do governo estadual e das prefeituras dos municípios vizinhos.

De acordo com o prefeito, a ocupação de leitos de UTI e enfermaria na capital foi fator fundamental na decisão. Na quinta-feira, a rede de saúde para atendimento de pacientes com Covid-19 na cidade entrou em colapso. "A epidemia está descontrolada", disse.

Resultado da semana de restrições

Para a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, a adoção da bandeira vermelha vem registrando queda no índice de retransmissão da doença. Antes dessa adoção, o índice estava em 1,41, ou seja, cem pessoas podiam infectar outras 141. Nesse momento, é de 1,1. "Ele [o índice] diminui, mas precisamos de mais um esforço da sociedade", disse. Huçulak sustenta que o índice precisa estar abaixo de 1 ponto.

"Essa nova cepa é muito agressiva e aumenta a transmissão. A transmissibilidade é muito alta. É uma nova doença a partir de fevereiro", disse a secretária. "Nossa projeção é de queda lenta [no número de novas infecções e busca por serviços médicos], muito lenta, por isso precisamos insistir no isolamento", disse.

Greca indica que a nova semana de restrições deve derrubar o índice e garantir "volta à vida social e à atratividade urbana" até a semana de Páscoa (o feriado neste ano será no dia 4 de abril).

Confira o novo decreto de bandeira vermelha em Curitiba:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]