• Carregando...
Curitiba tem 1º caso de infecção pela variante delta em grávida sem viagem recente
| Foto: Américo Antonio/SESA

Em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde registrou o primeiro caso de infecção causado pela variante delta. A amostra foi analisada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) por meio de um protocolo molecular de pesquisa para mutações que demonstrou características sugestivas da nova variante indiana. Depois, a amostra foi enviada para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, onde foi realizado o sequenciamento genético e a confirmação. A paciente é uma gestante, de 24 anos, sem histórico de viagens recentes. Ela está no segundo trimestre da gestação, já se recuperou da doença e passa bem.

“A paciente apresentou febre, cefaleia e tosse”, explicou a médica infectologista da Secretaria da Saúde, Marion Burger. “Foi coletada amostra respiratória no dia 22 de junho com resultado positivo, e ela evoluiu bem clinicamente”, contou.

De acordo com Marion Burger, a Vigilância Epidemiológica do município realizará uma avaliação em relação aos contatos da paciente, para levantar dados sobre a cadeia de transmissão.

A médica infectologista lembra ainda que a variante delta é mais transmissível que as demais, mas ainda não há estudos que apontem se é mais letal.

Outros 12 casos de infecção pela variante delta já foram registrados no Paraná, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]