• Carregando...
Cena é comum em Curitiba: difícil sair sem guarda-chuva | Andre Rodrigues/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Cena é comum em Curitiba: difícil sair sem guarda-chuva| Foto: Andre Rodrigues/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Compare

As consultas podem ser feitas pelo site www.sunnydaysbrasil.com.

Todo curitibano já sabe, mas não custa reforçar: Curitiba teve poucos dias de sol em 2013. Mais precisamente, a cidade teve menos dias de sol que todas as outras capitais brasileiras e até mesmo cidades mundialmente conhecidas pelo clima fechado. De cada três dias, apenas um teve céu aberto. Foram 116 dias em que o Sol deu as caras na capital paranaense (ou 32% do ano), contra 184 em Nova Iorque (EUA), 142 em Londres (Inglaterra), 143 em Praga (República Tcheca) e 134 em Berlim (Alemanha).

Na média, Curitiba está no mesmo nível que Moscou (Rússia), que teve 113 dias ensolarados, e até mesmo da pequena cidade norueguesa de Rjukan, que ficou famosa em outubro por instalar espelhos gigantes no topo de uma montanha vizinha para captar mais raios do Sol. Apesar de viver no escuro até então, Rjukan teve 112 dias de sol no ano passado, apenas quatro a menos que Curitiba.

Calçoene, cidade do Amapá que já foi classificada pela Empresa Brasileira de Produção Agropecuária (Embrapa) como a mais chuvosa do Brasil, teve 144 dias de sol em 2013.

Os dados são de uma ferramenta lançada pela Agência Nacional de Turismo do Brasil (Embratur) em dezembro do ano passado. O usuário digita o nome de qualquer cidade do mundo e pode conferir quantos dias fez sol ou não no local. A ferramenta foi feita para incentivar o turismo no Brasil durante a Copa do Mundo, alegando que o país é muito ensolarado.

A Embratur, porém, não divulgou qual é a metodologia do site e nem de onde saíram os dados meteorológicos. E também não deve ter contado com o clima pouco convidativo de Curitiba, que foi o pior de todas as cidades da Copa.

O perfil da prefeitura de Curitiba no Facebook fez piada com os dados, dizendo que "no quesito dias nublados ganhamos até de Londres", e que agora só falta aparecer um novo The Clash (banda londrina formada nos anos 1970) na terra das Araucárias.

Sempre foi assim

O fato não é novidade. Dos 366 dias de 2012, choveu em 165 deles, pelo menos. Ou seja, a cada 2,2 dias, em média (ou aproximadamente em 45% de 2012) teve precipitação na capital paranaense, segundo um levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que ainda não divulgou os dados de 2013. Números parecidos também foram registrados nos anos anteriores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]