• Carregando...
Além de museus, museólogo pode também atuar com acervos e arquivos em outras instituições. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Além de museus, museólogo pode também atuar com acervos e arquivos em outras instituições.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Curitiba terá um curso superior de Museologia. O bacharelado será da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) , no câmpus Juvevê, onde já funciona a Escola de Música e Belas Artes do Paraná. As inscrições já estarão abertas no próximo vestibular da instituição, com 40 vagas.

O período do bacharelado é de quatro anos. O decreto de criação foi assinado segunda-feira (19) pela governadora Cida Borghetti, com a presença do prefeito de Curitiba Rafael Greca.

O curso estuda atividades de museus, mas não só. Conforme o edital do curso, o museólogo pode também atuar em centros culturais, institutos de pesquisa, centros de documentação e informação, arquivos, universidades e escolas. Além de prestar consultoria a entidades vinculadas à conservação, documentação, pesquisa e difusão cultural.

- Leia também - Bondinho reabre no Centro de Curitiba após 5 meses de reforma

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, afirma que o curso já vinha sendo pensado diante da demanda no Paraná. Sperandio também ressalta que não serão contratados professores para o novo curso - as aulas serão ministradas pelos mesmos docentes que já ministravam o curso de pós-graduação em Museologia.

- Veja mais - Bombeiros tentam restaurar viaturas centenárias da corporação

“Vamos formar pessoas para entender e compreender de gestão de museu. Recentemente tivemos o episódio do Rio de Janeiro em que foi muito criticada a gestão”, citou o secretário, referindo-se ao incêndio do Museu Nacional em setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]