• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A semana que começou com sol deve seguir com tempo limpo e temperaturas acima do normal para a época. Se o último domingo (27) marcou a maior temperatura do inverno em Curitiba, 29ºC, a terça-feira (29) seguirá a tendência e deve registrar termômetros batendo na casa dos 27ºC. A mínima, pela manhã, deve ficar próxima dos 11ºC, segundo o Simepar. Nesta terça-feira (29), Curitiba terá tempo estável, com predomínio de sol e temperatura mínima de 11º C e máxima de 27º C.

A condição de céu limpo e ar seco perdura até a quarta-feira (30), quando Curitiba volta a passar por um período de tempo nublado, segundo o meteorologista Reinaldo Kneib. O responsável pela mudança é a direção dos ventos, que mudam a quinta-feira (1). “O vento passa a soprar de sul/sudeste, o que traz ar mais frio e úmido do oceano, e diminui bastante as temperaturas máximas”, contou. Porém, qualquer chuva é descartada, pela previsão do Simepar.

Sete bairros ficarão sem energia elétrica nos próximos dias em Curitiba

Leia a matéria completa

O céu nublado dura até o final de semana, quando os termômetros voltam a registrar elevação até a metade da próxima semana. De acordo com Kneib, há possibilidade de chuvas somente para o feriado da Independência, em 7 de setembro, que Curitiba se estende até 8 de setembro, dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. “A previsão de chuva é somente para daqui uns 10 dias, no feriado. Mas como ainda está longe, as vezes isso é antecipado ou atrasado”. O modelo de previsão do instituto tem precisão para sete dias.

O encontro de sistemas diferentes é o grande responsável pelo tempo seco e quente no Paraná. O choque entre o sistema de alta pressão, sobre o oceano, e de baixa pressão, que está sobre a Argentina, impede o avanço de massas úmidas e frias, e cria a estabilidade sobre todo o estado.

Quem deve registrar as maiores temperaturas são as regiões Norte e Oeste, tradicionalmente mais quentes. Foz do Iguaçu e Maringá, por exemplo, terão termômetros na casa dos 32ºC, durante a tarde. A mínima na região fica por volta dos 18ºC.

Já o litoral, por sofrer influência direta da umidade do oceano, terá uma manhã com nebulosidade variável, mas que se dispersa ao longo do dia. O dia começa com 17ºC, mas as temperaturas se elevam e chegam à casa dos 26ºC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]