• Carregando...
Segundo os bombeiros, chamas consumiram metade do prédio | Angieli Maros/Gazeta do Povo
Segundo os bombeiros, chamas consumiram metade do prédio| Foto: Angieli Maros/Gazeta do Povo

O prédio da Sociedade Internacional Água Verde, tradicional clube de Curitiba, no bairro Água Verde, pegou fogo no início da manhã desta terça-feira (7). Segundo o Corpo dos Bombeiros, o incêndio começou às 6 horas. Por volta das 6h50 , as chamas - que consumiram cerca de 500 metros quadrados, praticamente metade da estrutura - já haviam sido controladas. Ninguém ficou ferido.

Vídeo mostra incêndio no clube

Por causa da situação, a Avenida Iguaçu foi totalmente bloqueada entre a rua Saint Hilaire (rápida sentido Portão-Centro) e a Avenida República Argentina - trecho bastante movimentado da região. O tráfego foi liberado somente por volta das 11h50. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), o bloqueio aconteceu para que os bombeiros fizessem o trabalho de rescaldo.

Por causa da interdição, os motoristas que seguiam em direção ao Centro pela Saint Hilaire eram obrigados a entrar na Avenida Getúlio Vargas, o que deixou o trânsito complicado na região — principalmente por causa de outros bloqueios feitos nas proximidades.

Além disso, algumas linhas de ônibus tiveram seu caminho alterado por causa do bloqueio. As linhas de ônibus convencionais Fazendinha, Caiuá, Santa Quitéria, Vila Izabel, Cotolengo, Vilha Velha, Nossa Senhora da Luz, Formosa, Portão e Vila Rosinha, que passam pelo local, tiveram desvios e atrasos nos horários. A interdição afetou também o trajeto da linha direta Fazendinha/ Guadalupe. Além disso, os pontos de ônibus Silveira Peixoto e República Argentina ficaram desativados por toda a manhã.

Muita fumaça

Quatro caminhões dos bombeiros atenderam a ocorrência. A região ficou tomada por muita fumaça, que era possível ver desde bairros mais distantes, como do Alto da XV, por exemplo.

Do Alto da XV era possível ver fumaça do incêndio que atingiu clube no Água VerdeAniele Nascimento/Gazeta do Povo

Capitão Mikiel Petrus, da equipe que atende a ocorrência, disse que 18 bombeiros trabalharam para conter as chamas. Segundo ele, um dos dois salões do clube ficou completamente destruído. O capitão ainda elogiou os profissionais deslocados e disse que a equipe foi muito “corajosa e técnica”. O trabalho de rescaldo continuava por volta das 8h15.

Quem viu o começo do incêndio conta que, quando o fogo começou, já havia pessoas na academia anexa à Sociedade. Erica Rodrigues, que trabalha em um café na mesma quadra do clube, conta que era 6h05 quando uma das funcionárias da academia percebeu as primeiras chamas. O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente. “Quando o fogo começou, estava bem baixinho. Daqui a pouco foi aquele fogaréu. Já tinha gente na academia e assim que a menina viu o fogo todo mundo saiu correndo”, relata.

Segundo Érica, o Corpo de Bombeiros desligou a tubulação de gás da quadra. O café onde ela trabalha, que costuma abir às 7 horas, vai ficar fechado ao menos até os bombeiros liberarem o fluxo de gás.

Apesar das chamas, nenhum dos prédios residenciais ao redor precisou ser evacuado, já que o incêndio foi contido pelos bombeiros ainda dentro da estrutura do clube.

Reforma recente

Almir Scremin, presidente da Sociedade Internacional Água Verde, conversou com a imprensa nesta manhã. De acordo com ele, as causas do incêndio ainda não são conhecidas, mas se cogita a possibilidade de que alguém tenha esquecido algum equipamento ligado ou de que tenha havido um curto circuito. O último baile no clube foi no último domingo (5).

Ele acrescentou que, embora a edificação seja de 1905, muitas reformas já foram feitas no prédio, e ressaltou que o telhado do salão consumido pelo incêndio foi trocado recentemente. Conforme Scremin, o seguro do imóvel e os alvarás do Corpo de Bombeiros estão em dia.

A tenente Ana Paula Bagge, do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros, confirma que a vistoria do local está em dia. “A última foi feita no dia 27 de outubro, e as medidas de segurança para esta ocupação encontravam-se em conformidade com a normativa de prevenção do Corpo de Bombeiros”, conta a tenente. Segundo Bagge, a liberação tem validade até 23 de outubro de 2018, e diz respeito aos aspectos de segurança contra incêndio e pânico do ambiente, como posicionamento de extintores, por exemplo.

Vídeo mostra incêndio no clube

Vídeo cedido pela leitora Érica Rodrigues

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]